ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

1º Encontro temático da Campanha será dia 17 de março e tratará de resíduos sólidos

Data: Terça-feira, 23/02/2016 00:00
Fonte: Sucena Shkrada Resk/ICV

 

 

A Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade promoverá no dia 17 de março, das 18h às 20h30, o seu primeiro encontro temático, que tratará de resíduos sólidos. O evento é aberto ao público e será realizado na sede da Associação Feminina Pioneira de Cotriguaçu, na avenida Tamborello, região central da cidade.  No término da programação, haverá sorteio de mostras de produtos da agricultura familiar para degustação a fim de incentivar o trabalho realizado pelos grupos de mulheres dos projetos de assentamento Juruena e Nova Cotriguaçu e de agricultoras familiares do entorno do centro do município.

 

A palestrante convidada deste encontro é Maria Luísa Domingues Ferreira, professora de Geografia e articuladora no município de Juína na área de associativismo com foco em resíduos sólidos, que também atua como coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ela integrará a mesa com um representante da Secretaria Municipal de Educação de Cotriguaçu e com o estudante de Gestão Ambiental Livan Gabriel Fischer, representante do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental da Campanha.

 

A proposta do evento é trazer para o centro do debate a importância da construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que é uma exigência prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao mesmo tempo, narrativas de experiências do associativismo e cooperativismo na coleta seletiva e a importância da participação cidadã na redução de consumo e separação de resíduos recicláveis, neste processo que deve ser conduzido pelo poder público, entre outros assuntos.

 

A Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade é uma iniciativa da sociedade civil que começou em agosto do ano passado e foi oficializada a partir de novembro. É um espaço aberto para a promoção de diálogo e mobilizações, visando o empoderamento social que vise a melhoria da qualidade de vida da população. Além do GT de Resíduos, já foram formados os da Agricultura Familiar e de Comunicação, que estão abertos a novos colaboradores, com uma agenda de atividades em curso.  A iniciativa tem a participação de integrantes do Instituto Centro de Vida (ICV), por meio do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, que é apoiado pelo Fundo Vale.