ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Comissão aprova permissão para MEI exercer atividade em casa

Data: Segunda-feira, 22/02/2016 00:00
Fonte: PB Agora

 

Comissão aprova permissão para MEI exercer atividade em casa

 

Em sessão presidida pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta primeira semana de atividades, Projeto de Lei da Câmara (PLC) 167/2015 que dá permissão para o microempreendedor exercer atividade em casa. O projeto assegura ao microempreendedor individual as condições para ele utilizar a sua residência como sede do estabelecimento, quando não for indispensável a existência de local próprio para o exercício da atividade.



A matéria, aprovada na primeira sessão da CAE deste ano de 2016, seguirá para deliberação do Plenário. A proposta altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006).



Nos debates na CAE, os senadores ressaltaram que alguns empreendedores individuais que poderiam exercer sua atividade em sua própria residência, sem a necessidade de dispor de estabelecimento para essa finalidade, estão impedidos de fazê-lo pela legislação de vários estados, que proíbe a coincidência entre o endereço do empreendimento e o endereço residencial.



Recomendações – Na mesma sessão presidida por Raimundo Lira, a CAE aprovou três recomendações para deter guerra fiscal entre estados. As recomendações devem ser dirigidas ao governo federal e ao próprio Senado. Segundo entendimento dos senadores da CAE, é preciso “derrubar uma estratégia tributária que distorce a alocação de verbas públicas e causa insegurança jurídica e desgaste na arrecadação dos estados”.



A primeira providência sugerida se dirigiu ao governo federal. O apelo foi no sentido de enviar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e uma Medida Provisória que tratem da criação dos fundos de desenvolvimento regional e de compensação de perdas de arrecadação dos estados.