ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Motociclistas usam 80% das UTIs que funcionam em MT

Data: Sábado, 17/04/2010 00:00
Fonte:

Fonte:circuitomt

Oitenta por cento dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Mato Grosso são ocupados por vítimas de acidentes com motocicletas. A informação é do secretário de Estado de Saúde, Kamil Fares, em reunião com membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. No Estado, são 289 leitos, sendo 189 somente em Cuiabá.

O deputado e presidente da CPI, Sérgio Ricardo (PR), acredita que 65% das enfermarias são ocupadas por motociclistas. "Em 1980, Mato Grosso tinha 1.252 motos dos 50 mil veículos, ou seja, 2%. Até 2009 já são 406 mil motos de 1 milhão de veículos, são 41,9%".

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontam aumento de 9% nos acidentes com moto em Cuiabá e Várzea Grande no comparativo entre os 3 primeiros meses de 2009 com o mesmo período de 2010. Foram 1.250 acidentes no ano passado frente a 1.360 em 2010.

O diretor do Samu, Daoud Khamis Abdallah, lembra que os acidentes com motociclistas acontecem por uma série de fatores. Primeiro pela facilidade em se adquirir o veículo, já que o custo caiu. O segundo ponto está relacionado com as autoescolas, ou seja, as aulas para os futuros condutores, na visão de Daoud, são "muito simplórias", sem a exigência complexa que é necessário ter.

Outro quesito que o diretor do Samu aponta é a imprudência dos motociclistas. "Falta educação no trânsito. Recentemente, uma pessoa de moto tentou ultrapassar um caminhão pela faixa da direita e foi atropelada. Esse é só um exemplo da falta de cuidado".

Como forma de minimizar esse quadro, a CPI da Saúde pretende promover uma campanha informativa para orientar os condutores. A ideia é que seja uma ação conjunta entre o Legislativo, o governo do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e as autoescolas. "Vamos propor uma campanha educativa permanente para que também se tenha mais rigor no preparo dos motociclistas", ressalta o parlamentar.

Apesar da maioria dos leitos serem ocupados por condutores de moto, existe um consenso de que os problemas estão em todo o trânsito e não somente nos motociclistas. "A culpa é do trânsito. Os motoristas também têm responsabilidade, mas o mais frágil nisso é o motociclista, é ele quem mais sofre".

Fila Zero - Na manhã de quinta (15), na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado recebeu de deputados a lista de 120 mil nomes que necessitam fazer consultas, exames e cirurgias. A estimativa é que em 10 dias sejam iniciados os atendimentos, já que 80 médicos serão convocados para atuar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro anúncio é que o Hospital Sotrauma foi credenciado para fazer as cirurgias ortopédicas, que junto com a de traumatológicas demandam 1.887 operações.

O secretário Kamil Fares afirmou que o Programa de Ações da Saúde (PAS), previsto para ser lançado na próxima segunda-feira (19), atuará juntamente com o Programa Fila Zero, desenvolvido pela CPI da Saúde.

A Fila Zero é a primeira das 19 recomendações feitas ao governo do Estado para buscar sanar os problemas do setor em Mato Grosso. "O negócio é começar fazer a fila andar. Só em começar a andar é uma grande vitória". A CPI da Saúde está atuando há 5 meses, mas foi prorrogada por mais 6 meses, prazo para a conclusão dos trabalhos.