ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Anvisa concede registro a teste rápido de zika

De acordo com o fabricante, o resultado pode ser conhecido entre 15 e 20 minutos após a aplicação

Data: Terça-feira, 16/02/2016 00:00
Fonte: Portal Brasil, com informações da Anvisa
Foto: Governo do PR
Este é o quarto produto aprovado pela Anvisa para o diagnóstico da Zika e o terceiro capaz de identificar se o paciente teve a doença mesmo após a eliminação do vírus

Este é o quarto produto aprovado pela Anvisa para o diagnóstico da Zika e o terceiro capaz de identificar se o paciente teve a doença mesmo após a eliminação do vírus

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta segunda-feira (15), registro a um teste rápido para detecção do zika vírus. Trata-se de um produto especialmente voltado para triagem instantânea de pacientes. A decisão foi publicada noDiário Oficial da União desta segunda-feira (15).

 

De acordo com o fabricante, o resultado pode ser conhecido entre 15 e 20 minutos após a aplicação. Ele detecta anticorpos IgG e IgM em amostras de sangue. Os anticorpos IgG permitem o diagnóstico pós-infecção, e os do tipo IgM permitem a identificação da fase aguda da infecção.

 

Esse é o quarto produto aprovado pela Anvisa para o diagnóstico de zika e o terceiro capaz de identificar se o paciente teve a doença mesmo após a eliminação do vírus, pois faz a detecção por meio da presença de anticorpos.

 

O produto, fabricado pela empresa canadense Biocan Diagnostics INC., utiliza como suporte uma membrana de nitrocelulose em que os anticorpos são capturados e revelados por meio de uma reação que promove a formação de uma banda em cor vermelha para cada um dos anticorpos presentes.