ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Forças Armadas realizam ação contra Aedes em 270 municípios até quinta

Segundo ministro da Defesa, 55 mil homens participarão do mutirão. No sábado, ação contra o mosquito visitou mais de 2 milhões de domicílios.

Data: Segunda-feira, 15/02/2016 00:00
Fonte: Filipe Matoso Do G1, em Brasília
 
 
 
 
 

As Forças Armadas realizam, desta segunda-feira (15) até quinta-feira (18), um mutirão com 55 mil homens em 270 municípios contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, os militares foram treinados para destruir criadouros do mosquito e aplicar larvicida nos casos em que for necessário. 

 

 
AEDES AEGYPTI
Mosquito está no centro de epidemias.
 

Aldo e os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Casa Civil, Jaques Wagner, deram entrevista coletiva no Palácio do Planalto após reunião com a presidente Dilma Rousseff, da qual participaram também outros seis ministros, em que foram discutidas ações contra o mosquito.

 

Ainda de acordo com o ministro da Defesa, na próxima sexta-feira (19) e no sábado (20), os militares vão atuar sob coordenação doMinistério da Educação e das secretarias estaduais e municipais de Educação para combater o Aedes em escolas e universidades.

 

Os ministros apresentaram também balanço do dia nacional de combate ao Aedes, realizado no último sábado (13). De acordo com o governo, mais de 2,8 milhões imóveis (entre casas e lotes baldios) foram visitados pelos agentes de saúde. Desses, 295 mil estavam fechados e em 15 mil a entrada dos agentes de saúde não foi permitida.

 

Multa
Wagner afirmou na coletiva que o governo estuda a possibilidade de multar donos de terrenos que não permitirem a entrada dos agentes públicos para a eliminação de focos do Aedes. Ele disse que a hipótese foi discutida na reunião com Dilma e que a presidente encomendou à Advocacia-Geral da União uma análise sobre a legalidade desse tipo de punição.

 

Segundo Wagner, a multa seria aplicada também aos donos de terrenos que reincidissem em manter focos do Aedes no imóvel.

 

"Dentro dessa reunião, veio a possibilidade de estabelecimento de multa como forma de acionar os proprietários de terrenos baldios ou residências e casas fechadas. Alguns municípios já aplicam, como Aracaju, e a presidenta encomendou rapidamente um estudo à Advocacia-Geral da União para saber se cabe esse tipo de multa estabelecida a nível federal, já que estamos em uma emergência  de Saúde", disse o ministro.