ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Rompimento de barragem em SP deixa 500 mil pessoas sem água

Barragem pertence a empresa de extração de areia, que fica em Jacareí. Água com rejeitos está vazando para o Rio Paraíba do Sul.

Data: Sábado, 06/02/2016 00:00
Fonte: G1.globo.com/jornal-hoje/ Rogério Correa São José dos Campos, SP
 
 

O rompimento de uma barragem de rejeitos de uma empresa de extração de areia atingiu o Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo. Quinhentas mil pessoas estão sem água.

 

Neste sábado (6), duas máquinas trabalhavam no local, tentando reconstruir a barragem, que fica em Jacareí, interior de São Paulo, mas a água com rejeitos de areia continua vazando para o Rio Paraíba do Sul.

 

A barragem pertence a uma mineradora que estava parada aguardando a liberação de uma licença ambiental, mas uma outra empresa, a Mineradora Rolando, passou a usar a área para despejar seus rejeitos de extração de areia.



Segundo a Cetesb, Agência Ambiental Paulista, a operação foi irregular, ou seja, a Mineradora Rolando não tinha autorização para despejar rejeitos na área da empresa vizinha.

 

O que vazou para o Rio Paraíba do Sul é água com sedimentos: restos de terra e de areia. O problema é que esse vazamento deixou a água mais turva, mais pesada. Com  isso, o tratamento da água que é captada do Rio Paraíba para abastecer as cidades da região ficou mais difícil.

 

Pelo menos, 500 mil moradores de São José dos Campos ficaram sem água. Isso corresponde a 75% da população da cidade.



A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água, está monitorando o rio Paraíba para avaliar se interrompe, ou não, o fornecimento em outras cidades da região. A equipe do Jornal Hoje tentou contato com a Mineradora Rolando, mas não conseguiu resposta.