ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Parceria Votorantim pela Educação reúne secretários municipais para discutir planos para ensino público em 2016

Município de Aripuanã participa do PVE pela segunda vez

Data: Sábado, 06/02/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS com Assessoria
 
 
 
 
 
O secretário municipal de Educação de Aripuanã, Valmir Faoro, e o assessor pedagógico da rede estadual de ensino da cidade, Wagner Giacobbo, participaram de oficina promovida pelo programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado pela Votorantim Metais e o Instituto Votorantim, em São Paulo (SP). O encontro aconteceu nos dias 26 e 28 de janeiro e reuniu secretários de Educação de 18 municípios nos quais o grupo Votorantim tem atuação e visou apresentar o ciclo de atividades do ano. " A expectativa é muito boa. O PVE nos ajuda a trabalhar em melhoria contínua e, este ano, o programa irá nos ajudar a trabalhar ações de avaliação de aprendizagem ", destacou Faoro. Este será o segundo ano de atuação do PVE em Aripuanã.O evento marcou a assinatura da Carta de Compromisso para a realização do PVE nas cidades parceiras.  
 
  
Em 2016, o PVE terá como tema “Um futuro com a sua cara”. Na frente de mobilização social, serão realizadas consultas lúdicas com o objetivo de estabelecer um canal de diálogo com crianças e adolescentes e inspirar transformações na educação; além disso, no Concurso Criativos da Escola,  serão premiados projetos inovadores protagonizados por estudantes e que implementem melhorias na comunidade. Na frente de gestão, o programa irá apoiar técnicos da Secretaria de Educação, rede estadual de ensino e equipes de diretores e coordenadores de Aripuanã a melhorar o processo de avaliação da aprendizagem, com elaboração de planos de ação  para acompanhar o desempenho dos alunos. Para o representante da rede estadual de ensino da cidade, Wagner Giacobo, o tema do PVE vai ao encontro das necessidades das escolas. “A parceria é bem-vinda. Ficamos muito felizes com convite para participar do programa esse ano, pois sei que trará benefícios para a melhoria dos índices educacionais”, explica.
 
 
O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores da Secretaria Municipal de Educação, Assessoria Pedagógica do Estado de Mato Grosso,as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e parceiros como Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Alana e Fundação Lemman.
 
 
Presença da Votorantim Metais em Aripuanã –  No município de Aripuanã, a Votorantim Metais desenvolve projeto do mesmo nome, que prevê mineração subterrânea e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre, na Serra do Expedito, situada a 25 km a noroeste da área urbana. A estimativa de vida útil mínima do empreendimento é de 15 anos. Estão sendo investidos R$675 milhões e a previsão de início de operação é para 2018. No momento, o Projeto Aripuanã está em fase de licenciamento ambiental.
 
 
Instituto Votorantim – Criado em 2002, é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.