ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Colniza vai realizar 1º Encontro do Café com Leite

Data: Segunda-feira, 18/04/2011 00:00
Fonte:

Da Assessoria/ Elvio Lopes

Como o maior produtor de café do Estado de Mato Grosso, com quase 20 milhões de pés plantados (até 2010) e desenvolvendo uma pecuária leiteira que produz em média 25 mil litros de leite por dia, a Prefeitura de Colniza realiza, em 28 de julho deste ano, no Dia do Agricultor, o 1º Encontro Café Com Leite, que vai reunir produtores, técnicos e consumidores desses produtos para palestras, exposições e um concurso do café produzido na região.

Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira na Prefeitura, entre os secretários municipais de Planejamento, Francisco Robério Cavalcante e Agricultura, Valdecir Fidélix, com suas respectivas equipes técnicas, os representantes do Café Brasileiro, Gerson Zarzarini, de São Paulo e Jair da Silva, de Mato Grosso e a representante da Empaer local, Conceição Santana Ribeiro, definiram parcerias para o evento, que poderá ser regionalizado.
Robério explicou que a finalidade do encontro é a discussão de melhorias para as duas principais cadeias produtivas do município, a lavoura do café e a pecuária leiteira, com palestras técnicas para abordar novas tecnologias para essas duas atividades do campo.

Na cafeicultura, segundo Robério, o encontro vai trazer tecnologias para que o produtor dessa cultura possa melhorar o seu produto e, consequentemente, obter melhorias na produção, com maior qualidade e alcançar melhor preço na hora de comercialização da safra.

Na pecuária leiteira, a mesma preocupação, de acordo com o secretário Valdecir Fidelix, de proporcionar novos meios de produção, melhoria genética do rebanho, manejo e técnicas de ordenha, entre outros assuntos dessa atividade rural.
Para a realização do 1º Encontro do Café Com Leite de Colniza, os participantes da reunião discutiram os temas das palestras para um público estimado em mais de 1.000 produtores rurais, para conhecerem as novas tecnologias disponíveis para suas atividades.

Outro objetivo do encontro proposto na reunião é incentivar o cafeicultor a melhorar a produção, com a melhoria da qualidade do produto, que pode chegar à conquista do mercado regional, estadual, nacional e, por que não, o mercado internacional, com a exportação do melhor do café produzido no município, afirma Robério.
O coordenador da Aterc de Colniza, Darci Mallmann, lembrou que o município também é o maior plantador de cacau do Estado e pode se tornar seu maior produtor quando as lavouras passarem a produzir.
“Vamos investir no incentivo a esses produtores e o encontro será o primeiro passo para esse avanço na cadeia produtiva de Colniza”, destacou Robério Cavalcante.

Os participantes da reunião também discutiram a possibilidade de um concurso do café produzido no município, que poderá ser regionalizado, com as melhores produções conquistando espaço no Estado e em âmbito nacional.
A parceria proposta pela Prefeitura está estudando a regionalização do concurso, ou do próprio encontro, com o objetivo de buscar melhorias que consolidem os cafeicultores e produtores de leite como os responsáveis pela cadeia produtiva no Município.
“As ações da administração da prefeita Nelci Capitani estão levando Colniza a se transformar em um polo regional, com a instalação do Banco do Brasil, TRT e INSS, que certamente vão atrair mais investimentos para nosso município”, destacou Robério, destacando que Colniza está a caminho dessa regionalização.
 
Outras reuniões serão realizada para definir a programação e a infraestrutura necessária para a realização do encontro, que tem o aval da prefeita Nelci Capitani. “Vamos buscar também apoio nas indústrias do setor, no Governo do Estado e no Governo Federal para concretizar esse projeto”, concluiu Robério. Ele agradeceu a todos pela participação na reunião.

Nas fotos, Robério, Valdecir, Conceição e representantes do Café Brasileiro, Gerson Zarzarini e Jair da Silva, discutem o 1º Encontro do Café com Leite de Colniza.