ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Confira as belezas de 10 cidades turísticas situadas no Estado de Mato Grosso!

Data: Sábado, 23/01/2016 00:00
Fonte: Por Gabriela Von Eye

estrda_chapada_rev_ULL(1).jpg

 

O Portal conhecendomt.com preparou 10 dicas de cidades situadas no Estado de Mato Grosso que possuem atrativos turísticas para aquela viagem romântica ou em família.

 

Tradicionalmente, quando se fala em turismo em MT os municípios mais lembrados são, Chapada dos Guimarães, Poconé (por ser o lugar onde está localizado o pantanal mato-grossense) e nos últimos tempos tem se falado também em Nobres. Essas cidades são as mais próximas da capital. Mas se você tiver tempo, vale muito a pena conhecer municípios mais afastados, mas com belezas que farão valer cada km percorrido. Então vamos as dicas!

 

01-Chapada dos Guimarães

caverna_kiogo chapada 02

Quem reside em Mato Grosso vive em um Estado com inúmeras belezas cênicas. Há cerca de 64 km partindo de Cuiabá, capital de MT, esta situada, a linda e mística Chapada dos Guimarães, um lugar de incontáveis atrativos naturais e uma rica biodiversidade que contempla diversas espécies da fauna, flora e do Cerrado. E, isso, a torna inesquecível para quem tem a oportunidade de conhecê-la.

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

02-Poconé

Pantanal eleito

O município de Poconé situado a cerca de 95 km da capital, está localizado entre os rios Paraguai e Cuiabá, e é o principal acesso ao Pantanal Norte.

 

O Pantanal é considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, Mas apresentando maior número de indivíduos por espécies.

 

Não existem dados exatos da quantidade de espécies de aves, mamíferos, peixes , répteis, plantas, borboletas existente no Pantanal, algumas pesquisas dizem que, há mais de 650 espécies de aves, 1.100 de borboletas entre outros.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

03-Jaciara

Cachoeira em jaciara 04 nom

Jaciara (144 Km de Cuiabá) é cercada de belezas naturais que enchem os olhos e deixam os turistas e visitantes admirados, encantados, deslumbrados, extasiados…

 

O pequeno município possui riquezas naturais (ainda pouco exploradas), que proporcionam um encontro único do homem com a natureza.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

04-Nobres

Capa Nobres Vale

Apesar de Nobres possuir a fama de ter diversos atrativos de belezas naturais, o destino onde estão ,realmente, é Bom Jardim, um pequeno distrito localizado a cerca de 65 km da cidade de Nobres e 160 km de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

 

E é, um dos lugares mais procurados no estado, por turistas em busca de contato com a natureza por ainda possuir uma enorme quantidade de aves e animais típicos do Pantanal e dezenas de atrativos no segmento de Eco Turismo (atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural).

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

05-Cáceres

Caceres 21

Mato Grosso oferece excelentes lugares para os amantes da pesca e a cidade de Cáceres (214 km de Cuiabá), é um deles.

 

A pesca esportiva atrai, anualmente, turistas de todo o Brasil e até do exterior a Cáceres. No entanto, a cidade não oferece apenas o turismo de pesca (como muitos pensam), o lugar oferece também, as melhores condições para o turismo histórico, visitas a sítios arqueológicos, observação da fauna e flora, sem falar na gastronomia e na vida noturna, bastante animada.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

06-Campo Novo do Parecis

Cachoeira Salto Utiariti em Campo Novo do Parecis 02 red

Partindo de Cuiabá leva-se de 5h a 6h para chegar ao município de Campo Novo do Parecis a 390 km da capital de Mato Grosso, a cidade que é um dos 141 municípios do Estado e que possui dezenas de belezas naturais. Entre elas uma das cachoeiras mais bonitas que já vi!

 

E se você tiver sorte (a mesma que eu tive) vai passar por imensas plantações de girassóis enfeitando as estradas que dão acesso a cidade.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

07-Barra do Garças

Barra do Garças 02

Situada a cerca de 508 km de Cuiabá, a cidade de Barra do Garças e conhecida como o Paraíso das Águas. Por possuir um enorme potencial hídrico.

 

A natureza foi generosa com Barra do Garças. Localizada aos pés da Serra Azul, a cidade tem em seu domínio os Rios Araguaia e Garças, possui cachoeiras, cavernas, grutas, montanhas, matas nativas, águas termais e outros atrativos turísticos que propicia a prática de diversas modalidades de turismo e tudo isso a faz, um dos municípios com o maior potencial turístico no Estado.

 

A cidade não tem praia, mas as suas vizinhas têm e para colocar os pés na areia basta atravessar a ponte.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

08-Pontal do Araguaia

Pontal do Araguaia 25

Mato Grosso é um Estado rico em atrativos turísticos naturais, e um deles é a bela Praia da Arara, localizada em Pontal do Araguaia

 

Uma praia com areia branca e fofa, pessoas de todas idades bonitas e descontraídas é o que o visitante e turistas encontram em Pontal do Araguaia (cerca de 518 km de Cuiabá, capital de MT).

 

A cidade com pouco menos de 10 mil habitantes (de acordo com informações da prefeitura), realiza anualmente um festival de praia que dura em torno de dois ou três meses.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

09-Vila Bela da Santíssima Trindade

Vila Bela 35

O lugar possui belezas naturais de tirar o fôlego, sua historia, seu povo e sua cultura encantam os visitantes. Sua cultura rica e suas belezas naturais fazem valer a pena cada um dos 525 km que a separam da segunda e atual capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá.

 

Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade possui grande valor histórico e conta com expressões culturais fortíssimas, como a Dança do Congo e a Dança do Chorado, sem mencionar o Canjinjin, bebida típica do município produzida à base de cachaça, gengibre, mel, canela, ervas aromáticas e outros componentes, preparados somente por mulheres.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!

 

10-Aripuanã

Aripuonã 43

Em Aripuanã, município localizado a cerca de 998 km de Cuiabá, as belezas naturais dignas de cartão postal enchem os olhos dos amantes da natureza.

 

Paredões de pedra cortando a paisagem, rios cristalinos e belíssimas cachoeiras são alguns dos atrativos da cidade.

 

Aripuonã 44

 

As cachoeiras das Andorinhas e Dardanelos são pontos turísticos imperdíveis para quem visita à região. 

 

Aripuanã 01 red

 

A cidade oferece ótimas condições para a prática de diversas modalidades de turismo entre eles o de aventura, como rafting, rapel, boia-cross, escalada, caiaque e outros.

 

Aripuonã 04

 

Os amantes da pesca encontram em  Aripuanã  ambiente perfeito para uma bela pescaria, pois o lugar possui abundância de peixes de diversas espécies.

 

Clique aqui e veja mais fotos e informações sobre a cidade!