ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Apicultores de Colniza enfrentam dificuldade e só atendem à prefeitura

Data: Domingo, 17/04/2011 00:00
Fonte:

Alline Marques/ Olhar Direto

O mel produzido por apicultores do município de Colniza é produzido com selo de qualidade, mas ainda enfrenta dificuldade na produção, e atende apenas a prefeitura fornecendo o produto para a merenda escolar. A prefeita Nelci Capitani quer levar o nome do município para fora com a produção de mel e realizou a entrega de equipamentos para processamento de produção da Associação de Apicultores de Colniza (Aapicol).

Os produtores receberam uma mesa desopercussora, para separar o mel do favo; um decantador e uma centrífuga. Com os equipamentos, será possível atender aos apicultores no aprimoramento da produção.

Nelci quer que a comunidade local também conheça o produto, segundo ela, de ótima qualidade. Por isso, ela assumiu a responsabilidade pela entrega dos equipamentos em forma de comodato, uma vez que o governo do Estado exigiu que as peças fossem utilizadas pelo município.

Porém, após assinar o termo de cooperação com a associação, Nelci assumiu o compromisso de trabalhar para futuramente garantir um contrato definitivo dos equipamentos para a entidade.

“Como tenho conhecimento do trabalho da associação e feliz pela produção de mel em nosso município, faço esta entrega com a certeza de que vocês cuidarão bem e farão bom uso destes equipamentos”, destacou Nelci, afirmando que a produção já é referência no Estado.

Nelci explicou ainda que a produção é toda adquirida pela Prefeitura para a merenda escolar e ao setor de saúde. “Agora vocês precisam aumentar a produção para atender também a população de Colniza. Hoje, somente a Educação compra entre R$ 7 mil e R$ 9 mil de produtos locais e poderia comprar mais se houvesse oferta. A população vai aprovar e comprar o mel produzido por vocês, com certeza”, afirmou a prefeita.

A presidente da Associação dos Apicultores de Colniza, Maria Cristina, agradeceu pelos equipamentos e lembrou que Nelci, antes de ser prefeita, já apoiava a criação da entidade, encampando o projeto da Casa do Mel, viabilizando a associação.