ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Obsessão por Kate del Castilho levou à recaptura El Chapo

Data: Quarta-feira, 13/01/2016 00:00
Fonte: O Globo

O chefe do narcotráfico tem um ponto fraco: uma paixão. As forças de segurança do México recapturaram Joaquín Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, por sua obsessão pela atriz de telenovelas Kate del Castillo. Os dados do serviço de Inteligência do país, repassados ao jornal “El País”, mostram a intimidade entre duas pessoas de origens opostas que se uniram em um caminho de perdição.

 

Ele, um camponês miserável que se tornou líder do cartel de Sinaloa; ela, filha de um famoso ator, Eric del Castilho. Na implacável busca pelo homem cuja fuga humilhou o Estado mexicano, os agentes descobriram que El Chapo estava obcecado pela atriz, o que levou o grande líder a romper normas mínimas de segurança, inclusive trocar mensagens da clandestinidade com ela. No esconderijo, ele devorava compulsivamente os DVDs de “A Rainha do Tráfico”, série em que Kate viveu a narcotraficante Teresa Mendoza, papel que despertou o êxtase de El Chapo.

 

Durante a fuga, El Chapo não só manteve qualquer comunicação com o exterior como decidiu aproveitar a liberdade para dar um passo a mais: ver sua paixão. Com o passar do tempo, a atriz havia se convertido em uma espécie de assessora de El Chapo em Hollywood. Sua missão era materializar o sonho do traficante: um filme sobre sua vida.

 

Para ele, a atriz, que também possui nacionalidade americana, havia entrado em contato com produtores e atores. A oportunidade, segundo fontes da investigação, chegou com Sean Penn. A vontade do ator de entrevistar o narcotraficante agradou El Chapo, que convidou a dupla ao seu refúgio nas montanhas de Durango. O convite foi detectado e os e-mails, lidos pelas forças de segurança do México. O jornal mexicano “Milenio” publicou a íntegra das conversas interceptadas.

 

— Amiga, se você trouxer vinho, vou beber. Não bebo muito, mas como sua presença será algo bonito e já que quero realmente te conhecer. Seremos bons amigos. Você vai estar à vontade, tenha fé. Você é o melhor deste mundo. Cuidarei mais de você que dos meus próprios olhos — prometeu El Chapo, em mensagem criptografada à atriz.

 

As respostas da atriz não deixavam a desejar: “Me toca demais quando você me diz que vai cuidar de mim. Ninguém nunca cuidou de mim”.

 

A relação começou em janeiro de 2012, em plena guerra contra o narcotráfico. A atriz declarou publicamente que confiava mais em El Chapo que no governo do país. “Não seria maravilhoso se começasse a traficar com amor?”, se perguntava em tom estranhamente ingênuo. Enquanto o México satanizava a mulher por suas declarações, o líder do cartel enviava flores da prisão de segurança máxima de El Altiplano para agradecer o apoio da estrela. A relação, via e-mails criptografados e cartas manuscritas, continuaria até a última fuga de El Chapo, sempre sob vigilância do serviço de Inteligência.

 

ENFIM, O ENCONTRO

Os e-mails mostram os preparativos do encontro e também a ansiedade de El Chapo em conhecer Kate. Não é a primeira vez que um desejo o arrasta ao precipício. Os relatórios psicológicos realizados na prisão atestam que ELE é um homem compulsivo, tenaz e impiedoso, que não descansa enquanto não consegue o que deseja. Essa é a sua debilidade. Em 2014, foi capturado quando decidiu desafiar a lógica e encontrar a sua mulher, Emma Coronel, e suas filhas gêmeas para se despedir delas em um apartamento em Mazatlán. Depois de 13 anos de perseguição, foi caçado.

 

Algo parecido viria a acontecer depois do encontro com Kate. A visita de Penn e da atriz não acalmou sua ânsia nem a investida das forças de segurança, que chegaram pouco depois ao refúgio. Um helicóptero chegou a encurralar El Chapo, mas ele usou a filha da cozinheira como escudo. Nem mesmo a quase captura o fez pensar que os e-mails com a atriz podiam tê-lo delatado. Na nova fuga, El Chapo entrou na Sierra Madre. Na cadeia montanhosa do Nordeste mexicano, estava praticamente invulnerável. Mas sua megalomania (El Chapo já tentou registrar o apelido como marca, por exemplo) o fez retomar o contato com sua paixão. Novamente, seus passos foram seguidos com atenção.

 

— Nas montanhas era muito difícil fazer uma armadilha, tínhamos que fazê-lo descer para a zona urbana. Por isso, ordenamos uma varredura no monte, com a ideia de forçá-lo a mudar de lugar e facilitar a sua volta para a cidade. Sabíamos que ele estava louco para rever Kate, e que o encontro seria em uma casa, não na montanha. Ele queria seduzi-la — relatou uma fonte governamental.

 

A isca funcionou. Penn e sua visita já estavam longe, mas El Chapo fervilhava por um novo encontro com a Rainha do Sul. Na cidade de Los Mochis, em Sinaloa, um de seus homens preparou um apartamento, com todo o tipo de comodidades e um túnel de saída. Na quinta-feira, o líder do cartel chegou à casa. Não houve espera. Já na sexta-feira, as forças de segurança se lançaram à caça. Depois de seis horas de perseguição, detiveram El Chapo. Entre os bens abandonados no imóvel, estavam quatro DVDs de “A Rainha do Sul” já desgastados pelo uso.