ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

México inicia processo de extradição de El Chapo para os Estados Unidos

Narcotraficante teve encontro com ator e gravou entrevista antes de ser preso

Data: Domingo, 10/01/2016 00:00
Fonte: Agência Brasil

 

 

 

As autoridades mexicanas anunciaram o início do processo de extradição do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán para os Estados Unidos, após ter sido capturado na sexta-feira (8) em Sinaloa, no México.

 

A Procuradoria-Geral da República do México explicou, em um comunicado, que não há impedimento para concretizar a extradição emitida contra Guzmán, na sequência da fuga, ocorrida em 11 de julho do ano passado, de uma prisão de segurança máxima no México.

 

As autoridades mexicanas tinham transferido Joaquín “El Chapo” Guzmán à prisão de alta segurança de Altiplano, de onde ele havia conseguido escapar, por meio de um túnel com 1,5 quilômetro ligado a uma casa fora do perímetro prisional.

 

Considerado um dos principais líderes de cartéis de tráfico de droga do mundo, El Chapo traficou bilhões de euros em drogas para os Estados Unidos, que pede a sua extradição.

 

"El Chapo" é procurado pelos Estados Unidos por várias acusações, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

 

A cadeia de Altiplano, localizada a cerca de 90 quilômetros da capital mexicana, volta a ser o local de detenção de Joaquín Guzmán, que fugiu por duas vezes do local em 14 anos.

 

Uma das informações que levou à detenção do narcotraficante veio de diligências feitas pelo próprio para gravar um filme autobiográfico, tento contatado atores e produtores para concretizar o projeto.

 

Encontro

A revista Rolling Stone revelou, neste sábado (9), que “El Chapo”, recapturado após quase seis meses em fuga, encontrou-se secretamente com o ator norte-americano Sean Penn e gravou uma entrevista antes de voltar a ser preso.

 

O artigo foi publicado pela revista norte-americana um dia depois do anúncio da recaptura do traficante de droga, na sequência de uma operação militar em Los Machis, cidade costeira no estado mexicano de Sinaloa.

 

Segundo a Rolling Stone, meses antes da captura de “El Chapo”, Sean Penn viajou secretamente para a selva mexicana para se encontrar com o traficante e, após o encontro, foi acordada uma entrevista a ser realizada posteriormente. Contudo, no final, acabou por ser impossível fazê-la pessoalmente, mas Sean Penn enviou as perguntas e “El Chapo” concordou gravar as respostas em vídeo.

 

Pouco mais de dois minutos retirados da entrevista exclusiva podem ser vistos no portal da Rolling Stone. A revista acredita que se trata da primeira entrevista concedida pelo traficante.

 

Entretanto, fonte oficial mexicana disse à agência noticiosa francesa AFP, sob a condição de anonimato, que as autoridades sabiam do encontro entre os dois, em outubro, o que levou à recaptura.

 

* Agência Brasil e Agência Lusa