ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores do Projeto Lontra conseguem registro de títulos de terras em Aripuanã

Data: Quarta-feira, 06/01/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

 

Em Aripuanã produtores assentados do Projeto Lontra receberam uma ótima noticia neste início de ano. Depois de muita luta, eles enfim conseguiram registrar os títulos definitivos de suas terras. O assentamento está localizado a 30 km da sede do município e há 26 anos os moradores vinham lutando para adquirir o registro dos imóveis e desenvolver ações na área devidamente. 90% de um total de 180 títulos foram entregues as famílias.

 

De acordo o vereador Erasmo Carlos Contadini (Nego do Lontra), que também é morador do assentamento, várias foram às dificuldades ao longo desse tempo, pois não existiam estradas, somente “picadas”. “As doenças tropicais castigaram muito os colonos que sempre necessitaram da ajuda de fazendeiros que ficam próximos, principalmente com carros de apoio”, acrescentou Contadini que foi um dos responsáveis por intermediar todo o processo.

 

Nessa luta houve uma parceria entre assentados do Projeto Lontra, Gestão Municipal, Conselho de Regularização Fundiária de Aripuanã, que ajudaram na tramitação juntos aos órgãos competentes e atendido pela então presidente da Intermat, Luciane Bezerra.

 

“Tivemos enumeras reuniões, lavramos atas e encaminhamos por vários anos consecutivos para a Intermat, a fim de solucionar essa morosidade que há mais de duas décadas se arrastava, mas com o empenho de todos os envolvidos tivemos êxito”, disse Nego do Lontra.

 

O parlamentar também afirmou estar feliz por este momento. “Isso mostra que a união e a cooperação entre as entidades estão funcionando, estamos sim, trabalhando juntos para trazer a alegria e a prosperidade aos produtores rurais de nosso município. Há hoje uma grande vontade de permanecer aqui. Temos uma perspectiva de renda muito boa”, concluiu.

 

Os assentados comentaram que é muito bom receber os títulos, pois agora terão mais liberdade para trabalhar em suas propriedades, já que são donos de fato e de direito. Era o sonho deles receber esse título, devido estarem nessa luta há muitos anos.

 

Ao elogiar a iniciativa do vereador Nego do Lontra, o prefeito Ednilson Luiz Faitta disse que a regularização definitiva das terras significa um grande avanço para Aripuanã. “Parabéns a essas famílias que ajudaram desbravar o Assentamento Lontra e que permanecem até hoje, tendo o privilégio de serem legítimos donos de suas propriedades”, comentou.

 

Com o título definitivo, as famílias do Projeto Lontra, adquirem independência em relação ao Incra e podem administrar seus terrenos com mais autonomia, podendo realizar diretamente com os bancos os financiamentos que mais lhes convierem.