ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Turquia resgata 57 migrantes retidos em ilha no Mar Egeu

Data: Domingo, 03/01/2016 00:00
Fonte: Agência Brasil

A guarda costeira turca resgatou 57 migrantes que tentavam chegar à Grécia pelo mar depois de terem ficado presos numa pequena ilha rochosa no Mar Egeu, informou hoje (3) a agência oficial turca Anatólia.

 

Os migrantes tentavam chegar á ilha grega de Lesbos, mas o barco em que seguiam teve problemas, depois de terem deixado a estância balnear de Dikili, na província de Izmir, na costa turca do Mar Egeu.

 

O barco ficou retido na ilhota rochosa de Dikili. Doze dos mais vulneráveis, incluindo três crianças, foram resgatados por helicópteros, enquanto 45 foram recolhidos por barcos de pesca, porque as embarcações da guarda costeira não conseguiram aproximar-se da ilha por serem maiores.

 

Depois, foram transportados para o porto de Dikili, acrescentou a agência.

 

A Turquia, onde vivem cerca de 2,2 milhões de refugiados da guerra civil síria, tornou-se um centro para os migrantes que procuram alcançar a Europa, muitos dos quais pagam a traficantes de seres humanos milhares de dólares para uma travessia arriscada.

 

A agência da Organização Nacional Unidas para os refugiados e a Organização Internacional para as Migrações estimam que mais de 1 milhão de imigrantes e refugiados chegaram à Europa em 2015, a maioria deles pelo mar.

 

A maioria destas pessoas – mais de 800 mil – foi para a Grécia, de acordo com as organizações.