ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Suspeitos de participação em mortes de família em Juína foram presos por PMS em Cotriguaçú

Preso, Carmo alegou que foi enganado pelo tio José Carlos

Data: Quinta-feira, 31/12/2015 00:00
Fonte: Cleber Batista JNMT


Foto: PM de Cotriguaçú (foto montagem: Laysson Carvalho TV Band Juína)

 

Carmo Júlio de Souza acusado de participação no sequestro seguido do triplo assassinato na semana passada em Juína onde foram vítimas no dia 23 de dezembro, Luzinete Saque Barbosa, 50, Mateus Saque Barbosa, 14, e Glaucia Saque Barbosa, 18 foi preso por policiais militares em Cotriguaçú na madrugada desta quinta-feira (31), ainda foi detido no momento da abordagem Marcelo Aparecido da Silva já com passagens por crimes, que dava suporte para fuga de Carmo em uma motocicleta que pretendia ir para o município de Juruena.

 

No momento da prisão Carmo teria confessado para os policiais que participou do crime contra a família do fazendeiro, mas negou ter participado e presenciado as mortes das vítimas, ainda alegou que teria sido iludido pelo tio José Carlos a ajudar no plano.

 

Segundo informações os policiais que faziam uma intensa busca pelo acusado teriam recebido informações de que Júlio teria ido a sua propriedade e revelado para a esposa de que o tio teria o envolvido numa encrenca.

 

Outra informação chegou para os PMS que se camuflaram na mata próximo ao local de passagem obrigatória do fugitivo, ao se aproximar com a motocicleta e reduzir a velocidade os policiais os abordaram dando voz de prisão.

 

Carmo e Marcelo foram levados para o município de Cotriguaçú e devem ser conduzidos para a delegacia de Colniza, as autoridades elaboram um plano de segurança para a transferência dos presos visto que a revoltada da população é muito grande e se teme por um possível linchamento dos acusados.

 

A polícia investiga também uma ação que pode ter sido feita para tentar despistar a ação, nas propriedades de Carmo Júlio e José Carlos pelo menos três casas abandonadas foram incendiadas possivelmente para embaraçar o trabalho investigativo.

 

Carmo disse que a motocicleta utilizada no crime em Juína foi jogada em uma represa no trajeto  do sítio do acusado, o veículo foi resgatado com auxilio da polícia civil.  

 

Uma outra quinta pessoa que também teria participação nos assassinatos está sendo investigada pela polícia.   

 

O crime

 

Luzinete Saque Barbosa, 50, Mateus Saque Barbosa, 14, e Glaucia Saque Barbosa, 18, foram assassinados com golpes de pauladas na cabeça, região da nuca. Ainda é investigada a possibilidade de que a jovem Glaucia possa ter sido estuprada antes de ser assassinada.

 

As vitimas estavam amordaçadas quando foram encontradas mortas em uma propriedade vizinha.

 

O crime aconteceu na quarta-feira (23) em Juína, na BR 174, estrada que liga o município matogrossense a Vilhena – RO distante da propriedade da família 20 km.

 

Pelo menos três elementos teriam invadido a residência ainda na noite de terça-feira (22) e mantido a família refém, em seguida acabaram sequestrando a mulher e o casal de filhos, de acordo com informações os marginais exigiram um valor de R$ 900 mil mais os documentos de uma propriedade para a libertação.

 

Durante o desenrolar da ação os criminosos decidiram assassinar as vítimas que foram levadas para uma região distante da propriedade, numa fazenda vizinha que pertenceria ao suspeito de ter arquitetado o crime, José Carlos Luz Lopes, 39, ele segundo as informações seria do município de Cotriguaçu. 

 

Um dos envolvidos identificado apenas por Jânio voltou à propriedade onde a mulher e os filhos foram sequestrados, para executar o esposo e pai das vitimas, Elias Barbosa de Paula, 50.

 

Ao chegar à fazenda, Jânio teria dito que iria matá-lo, Elias por sua vez disse que antes de morrer queria beber água e num vacilo do criminoso conseguiu desarmá-lo e pediu ajuda a vizinhas depois de uma caminhada pela rodovia, o marginal acabou levado para a delegacia onde permanece preso.

 

Jânio revelou a policia que a família do fazendeiro teria sido levada para uma mata, mesmo com uma varredura feita polícia ninguém foi encontrado no local indicado.

 

Em seguida um homem identificado como Telmo que seria amigo dos Barbosa, acompanhou investigadores numa região da fazenda do suspeito José Carlos onde encontraram a mulher e os jovens mortos.