ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Simpatias e crenças para um Ano Novo 'mega bom'

Data: Quarta-feira, 30/12/2015 00:00
Fonte: Soraya Medeiros, repórter do GD

 

 

 

Muitas pessoas esperam o dia 31 de dezembro para fazer seus pedidos para um início de ano ainda melhor que o ano que se foi. Amor, dinheiro, prosperidade, saúde, paz, união, filhos, casa nova, carro novo, alegrias em geral. Esses são os principais pedidos na virada de ano. Eles se reptem, mas cada um tem sua forma particular para fazê-los.

 

A dona de casa, Valdeci Ramos, 45, disse que a principal simpatia para a virada de ano é a de comer lentilha e comer romã. "Você chupa os caroços e depois guarda sete caroços dentro da carteira, para trazer dinheiro", ensinou Valdeci.

 

Independente de religião, cada um tem a maneira pessoal de fazer seus pedidos para o novo ano. Lucélia Campos, 38, disse que aposta nas cores das lingeries e na tradicional lentilha na mesa da virada do ano.

 

"Já tenho em mente minhas simpatias para um ano próspero. Primeiro, vou continuar investindo nas lingeries. Sempre faço essa simpatia e dá certo. Neste ano, a cor escolhida será amarela, pois quero riqueza e prosperidade. Já para ter muita saúde e felicidade, em minha mesa não pode faltar de maneira alguma a lentilha", brincou.

 

Segundo o sociólogo, Wilton Fagundes, existe entre o povo brasileiro uma mistura singular de superstições e crendices, a ponto de não se saber onde começa a crendice ou a superstição. E, embora as crenças populares sejam supersticiosas, não se deve confundir superstição com crendice.

 

" As superstições têm origem no início da civilização humana e com ela deverão morrer. Fazem parte da própria essência intelectual humana e não há momento na história do mundo em que elas não estejam presentes. Por isso, as pessoas acreditam nas crendices e superstições, porque foi criada junto com a civilização".

 

Para o sociólogo, as crendices podem referir-se às variadas manifestações do folclore espiritual, como: fantasmas, duendes, figuras míticas e assombrações, com também a ritos religiosos católicos ou fetichistas.

 

"As pessoas acreditam que as cores influenciam muito no estado de espírito que elas possam estar vivenciando em determinado momento da sua vida. "Por isso, que no ano novo, as pessoas compram roupas novas com as cores que acham que irão melhorar a sua vida", destacou.

 

Solange Guimarães, 58, conta que todos os anos passa o réveillon a beira mar, e aproveita para oferecer rosas a Iemanjá, como forma de agradecimento pelo ano que passou. "Eu sempre escolho 4 cores de rosas, vermelha, amarela, branca e rosa e a meia noite pulo as sete ondas e jogo as rosas no mar agradecendo pelo ano e pedindo coisas boa para o ano novo. Sempre deu certo, por isso há anos faço essa simpatia", esclareceu.

 

Veja as cores mais usadas na passagem do ano

Branco - paz, calma, harmonia e estimula os sentidos e significa pureza;

Dourado - traz sorte e riqueza;

Rosa - É a cor feminina, afeição, romantismo e deve ser usada por quem quer viver um grande amor;

Verde - Vitalidade, confiança, tem efeito calmante, harmonia e equilíbrio. É também a cor da esperança e fertilidade;

Amarelo - prosperidade e estimula o otimismo, a criatividade, a inteligência e é a cor ideal para quem quer trazer alegria para seus dias;

Laranja - Movimento e espontaneidade, traz calor e alegria, ótimas vibrações e disposição;

Azul - Serenidade e esperança, ideal para quem quer calma e confiança;

Vermelho - Amor, elegância, paixão e requinte.