Brasília - O Brasil começará a importar eletricidade do Uruguai, de maneira temporária e por um período não precisado, a fim de cobrir a demanda interna, que disparou em várias regiões do país com o início do verão austral, informou nesta terça-feira o governo.

 

O anúncio foi feito mediante um decreto publicado no Diário Oficial pelo Ministério de Minas e Energia, onde reconhece "a necessidade de importação de energia elétrica" desde o Uruguai e esclarece que trata-se de uma decisão "excepcional e temporária".

 

O documento não especifica quanta energia será adquirida e nem durante quanto tempo será necessário manter essa importação, que provirá de usinas que o Uruguai tem nas cidades fronteiriças de Rivera e Melo.

 

Segundo o decreto, a quantidade de energia adquirida do Uruguai será estabelecida a cada semana, embora possa "haver ajustes de acordo com a programação diária e inclusive pelas necessidades que serão estabelecidas em tempo real".

 

A decisão coincide com o início do verão austral, que disparou a demanda de energia em diversas regiões do sudeste do Brasil, que nas últimas semanas registraram umas elevadas temperaturas.