Pequim - Um antigo responsável de planejamento urbano do distrito de Guangming da cidade de Shenzhen (sul da China), onde 75 pessoas seguem desaparecidas após um deslizamento de escombros em um parque industrial, se suicidiou ao pular desde o alto de um edifício, informou nesta segunda-feira a imprensa oficial.

 

De acordo com a agência oficial "Xinhua", o oficial, de sobrenome Xu, morreu na noite do domingo e a polícia descartou que se trate de um homicídio.

 

As autoridades não confirmaram até o momento se Xu estava sendo investigado pelo acidente, ocorrido em 20 de dezembro e no qual 33 edifícios foram engolidos por um desprendimento de terra e resíduos de obras no distrito de Guangming.

 

No sábado, na cerimônia de homenagem às vítimas do desastre, o principal responsável de segurança laboral do país, Yang Huanning, prometeu uma profunda investigação sobre deslizamento e "graves castigos" aos responsáveis por ele.

 

As primeiras investigações atribuem o desastre ao uso descontrolado de uma pedreira nas imediações do parque industrial como depósito de escombros e resíduos de obras da cidade.

 

Shenzhen, vizinha a Hong Kong, é uma das urbes chinesas que experimentou um crescimento mais vertiginoso nas últimas décadas, o que deu lugar a problemas de gestão dos resíduos dessas obras, como reconheceram responsáveis municipais.

 

Na sexta-feira, 24 de dezembro, aconteceu outro desmoronamento na China, nesse caso em uma mina de gesso da província oriental de Shandong, e dois dias depois foi informado que o responsável dessa exploração também tinha se suicidado.

 

Além de tudo, 17 mineiros seguem presos neste segundo acidente, no qual foram resgatadas outras 11 pessoas e pelo menos a morte de um dos trabalhadores foi confirmada.