ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Naufrágio deixa 18 migrantes mortos próximo à costa da Turquia

Mais de 14 pessoas foram salvas pelos guardas costeiros turcos

Data: Domingo, 20/12/2015 00:00
Fonte: Agência Brasil

Dezoito migrantes morreram afogados nesta madrugada próximo à costa da Turquia neste sábado (19). Eles seguiam para a ilha grega de Kalymnos quando a embarcação naufragou no Mar Egeu.

 

Mais 14 pessoas, de nacionalidades síria, iraquiana e paquistanesa, foram salvas pelos guardas costeiros turcos. Os sobreviventes foram internados por causa de hipotermia. O estado de saúde deles é considerado grave pelas autoridades de saúde.

 

Segundo a ONU, desde o início do ano, mais de 650 mil migrantes partiram da Turquia pelo mar para ilhas gregas. No mesmo período, mais de 500 destes 650 mil, na maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

 

Barco com imigrantes afegãs chega à costa da Grécia. Eles atravessaram o Mar Egeu entre a Grécia e Turquia (Foto: Angelos Tzortzinis/AFP)

Naufrágio deixa 18 migrantes mortos próximo à costa da Turquia
(Foto: AFP)

Turquia e Bélgica concluíram, no final de novembro, um acordo que prevê uma ajuda europeia de 3 bilhões de euros à Turquia em troca do compromisso de melhorar o controle de fronteiras e de cooperar na luta contra os traficantes de migrantes. A Turquia acolhe no seu território cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.

 

O mundo enfrenta a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, segundo organizações como a Anistia Internacional e a Comissão Europeia. Mais de 350 mil imigrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro deste ano e mais de 2.643 pessoas morreram no mar quando tentavam chegar à Europa, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

 

Naufrágios constantes, imagens chocantes
Uma das imagens mais chocantes dos naufrágios que tem acontecido é a de um menino sírio morto numa praia da Turquia no mês de setembro. A foto se tornou símbolo da crise migratória que já matou milhares de pessoas do Oriente Médio e da África que tentam chegar à Europa para escapar de guerras, de perseguições e da pobreza.

 

O corpo da criança, identificada como Aylan Kurdi, apareceu ontem em Bodrum depois que duas embarcações com imigrantes naufragaram. As equipas de salvamento recuperaram 12 corpos, entre os quais o do menino de três anos, cujo irmão Galip, 5 anos, também morreu no naufrágio.

 

(Foto: AFP)