ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Experiência mato-grossense é exemplo na luta contra o aquecimento global

Data: Sábado, 19/12/2015 00:00
Fonte: Oráculo Comunicação, Educação e Cultura

Nas últimas semanas mais de 190 países estiveram reunidos na 21ª Conferência das Partes (COP 21), que ocorreu em Paris, para definir o pacto histórico para conter o aquecimento global. Dentre os países presentes estava o Brasil, que já apresenta experiências e contribuições para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Uma dessas experiências vem de mato Grosso, através do Projeto Sentinelas da Floresta (COOPAVAM), que atua na coleta da Castanha do Brasil e produção de alimentos a partir desta matéria prima.

 

Os agentes envolvidos no projeto  – indígenas, pequenos agricultores e assentados – utilizam os recursos da floresta sem agredi-la, sendo um modelo de desenvolvimento que deve ser replicado a fim de se alcançar um futuro com matas preservadas e qualidade de vida para a população mundial.  No assentamento rural Vale do Amanhecer, em Juruena, por exemplo, são conservados 7200 hectares de reserva ambiental. Destacam-se também as áreas de 111.000 hectares, onde cerca de 400 indígenas das etnias Apiacá e Kayabi (Município de Juara), e cerca de 700.000 hectares com uma média de 250 indígenas da etnia Cinta larga (Município de Aripuanã), que vivem da coleta da castanha do Brasil.

 

O grande diferencial desse tipo de trabalho é que não existe a necessidade de derrubada de árvores para a coleta da matéria prima, como é o caso da monocultura e do desmatamento ilegal, uma das principais causas de emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

 

Ao trabalhar de forma sustentável, as famílias envolvidas no Sentinelas da Floresta, atuam de forma direta no combate ao desmatamento, pois fazem parte de um ciclo alternativo de geração de emprego e renda ao mesmo tempo que tornam-se guardiões da biodiversidade. O assunto é tão sério que os jovens desde pequenos, já aprendem muito cedo, que conservar a floresta é essencial para a sobrevivência e por isso, cada vez mais, o grupo vem crescendo e ganhando adeptos. Para além da atuação desses agentes que tem função essencial no equilíbrio ambiental, a população pode contribuir também, adquirindo produtos oriundos dessas comunidades, já que eles têm como características principais, a sua produção sem agredir o meio ambiente.

 

O Projeto Sentinelas da Floresta tem como objetivo principal fortalecer a cadeia da castanha do Brasil, desde a coleta até o beneficiamento e comercialização, aumentando a renda das comunidades extrativistas que vivem de produtos florestais não-madeireiros na região Noroeste de MT. Ele envolve 4 etnias indígenas (Apiaká, Caiaby, Munduruku e Cinta Larga), a própria COOPAVAM e a AMCA – Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia, formadas por extrativistas do assentamento Vale do Amanhecer, numa iniciativa inédita que é apoiada pelo Fundo Amazônia.

 

Mais informações sobre o PSF podem ser observadas no site www.coopavam.org.br.