ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministério Público do Estado entrega Planejamento Estratégico ao TCE-MT

Data: Terça-feira, 15/12/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria TCE-MT

 

 


O Ministério Público Estadual (MP-MT) entregou ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) a peça de Planejamento Estratégico de longo prazo, que direcionará os trabalhos do órgão entre 2016 e 2023. A reunião ocorreu na tarde de segunda-feira, 14 de dezembro, no gabinete do conselheiro Waldir Júlio Teis e simbolizou o encerramento de uma etapa da parceria estabelecida pelas Instituições através do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do TCE-MT.

 

Procurador-geral de Justiça do MPE, Paulo Prado entrega planejamento estratégico
ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Waldir Júlio Teis

Conforme explicou o procurador-geral do MP-MT, Paulo Prado, foram priorizados cinco pontos no planejamento: a área criminal e o combate às organizações criminosas; o zelo pelo patrimônio público; o meio ambiente; a criança e o adolescente; a cidadania. "Cada uma dessas áreas terá ou já possui um procurador de Justiça, que vai estimular e cobrar a aplicação do Planejamento Estratégico e a efetivação das metas elencadas", completou.

 

O PDI foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com foco no desenvolvimento integrado e permanente de todas as Instituições públicas fiscalizadas, transferindo conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

 

Este foi o primeiro Planejamento Estratégico elaborado pelo MP-MT e, para o presidente do TCE-MT, Waldir Júlio Teis, representa um avanço prático e simbólico. "O Ministério Público é um órgão forte e preocupado com política efetivamente no seu cotidiano. Essa parceria valoriza o trabalho das duas Instituições e potencializa as ações promovidas", afirmou o conselheiro.

 

Teis ressaltou, também, que, quando uma Instituição pública valoriza o Planejamento Estratégico, a sociedade recebe a maior parcela de benefícios. "A partir do momento que o Ministério Público colocar o Planejamento em prática, com certeza, haverá maior entendimento quanto à vigilância exercida sobre o papel do gestor público. As comarcas terão um entendimento determinado dos passos a seguir", pontuou.

 

Participaram da solenidade, também, o chefe de gabinete da presidência, Agostinho Mouro; o coordenador Estadual do PDI, Yenes Jesus Magalhães; a procuradora adjunta do MP-MT, Eliana Maranhão; e a chefe do Departamento de Planejamento do MP-MT, Meire Terezinha Vieira Romeiro