ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

CBF desafia veto da justiça e confirma eleição para vice

Data: Domingo, 13/12/2015 00:00
Fonte: Terra

Embora a Justiça do Rio tenha suspendido, na sexta (11), a eleição para escolha do vice-presidente da CBF, em substituição a José Maria Marin, preso nos EUA, a confederação ignorou a decisão judicial em nota oficial publicada em seu site, na noite do mesmo dia, e confirmou o pleito para quarta-feira (16). Fez isso antes mesmo de uma eventual cassação da liminar concedida pelo juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2 Vara Civel, ao autor da ação, outro vice da CBF,  Delfim Peixoto.

 

O magistrado considerou várias irregularidades para a realização da eleição, que tem motivação estritamente politica. O candidato da CBF, coronel Antônio Nunes, de 77 anos, presidente da federação paraense de futebol, só foi indicado por ser mais velho que Delfim, 74 anos, hoje o primeiro na linha de sucessão da  CBF em caso de afastamento do presidente licenciado Marco Polo Del Nero, indiciado por crimes de corrupção pela Justiça dos EUA.

 

O juiz deferiu o pedido de liminar com reprimendas à CBF, que classificou como "desacreditada por conta de sucessivos e públicos escândalos" Ele listou as irregularidades no processo, como a ausência de notícia de destituição de Marin do cargo no ato de divulgação do edital, em 4 de dezembro, e a pressa com que foi deflagrada a operação da confederação.

 

A entidade convocou a eleição logo após a Justiça dos EUA tornar público que Marco Polo Del Nero estava indiciado. Para evitar uma decisão rápida da Fifa que determinasse seu afastamento, o que levaria Delfim Peixoto a ocupar a presidência, Del Nero e seu grupo anunciaram o pleito, a fim de alçar o coronel Nunes à vice-presidência.

 

Delfim Peixoto tem defendido publicamente a punição dos que teriam se beneficiado com dinheiro ilegal na CBF, citando nominalmente os ex-presidentes Ricardo Teixeira e José Maria Marin, e o próprio Marco Polo Del Nero.