ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Barranco recorre de decisão do TRE

Data: Sábado, 12/12/2015 00:00
Fonte: Diário de Cuiabá/ MARCOS LEMOS


O suplente de deputado estadual, Valdir Mendes Barranco (PR), perto de completar um ano do início da atual legislatura de quatro anos, mas que até agora não conseguiu ter seus votos validados para assumir o mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MT, mesmo com determinação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, ingressou ontem com Embargos de Declaração por omissões, obscuridades e contradições no último julgamento proferido pelo TRE/MT.



O Embargo de Declaração de Valdir Mendes Barranco foi apresentado pelo advogado Elvis Klauk Júnior.



Após ter recebido três votos favoráveis à validação dos seus votos, Valdir Mendes Barranco sofreu um revés após um pedido de vista do juiz classista, Ricardo Almeida, que desconsiderou a decisão dos ministros do TSE e manteve a rejeição do registro de candidatura do petista com cinco votos contra um, mesmo já tendo sido comprovado que as contas de Mendes Barranco como prefeito foram aprovadas tanto pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT como pela Câmara Municipal de Nova Bandeirantes.



“O que mais impressiona é que o próprio Pleno do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MT validou a minha prestação de contas, mas não confirma o meu mandato, mas estamos embargando a decisão e vamos cumprir mais este rito processual e se preciso voltaremos a ir ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE e ao Supremo Tribunal Federal se for o caso para ver validados os 19.227 votos que me foram dados pelo eleitor”, disse Valdir Mendes Barranco.



O problema maior a ser enfrentado pelo deputado eleito, mas não empossado, Valdir Mendes Barranco são os prazos judiciais e a protelação como no caso do TRE/MT que só publicou o acórdão da última decisão julgada em 24 de novembro, exatamente 16 dias após a votação, ou seja, foram necessários mais de duas semanas para se publicar uma decisão para que então os advogados de Barranco pudessem apresentar os Embargos de Declaração.



A validação dos votos de Valdir Mendes Barranco devolve ao PT uma vaga no Parlamento Estadual. Desde a década de 90, a sigla sempre teve representantes estaduais e ficou de fora na última eleição.



Os votos de Barranco, somados com de Altir Peruzzo, ex-prefeito de Juína e que obteve 15.229 votos, retirou uma vaga de deputado estadual do PV que tem dois parlamentares, Wancley Carvalho e Pery Taborelli, sendo que este último obteve 18.526 votos, ficando, portanto, fora do Parlamento Estadual caso a Justiça Eleitoral tivesse validado os votos do petista.