ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Estado adia início do ano letivo em 2016

Data: Sábado, 12/12/2015 00:00
Fonte: Natália Fernandjes Do Diário do Grande ABC
Nario Barbosa/DGABC:  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

 

A Secretaria Estadual da Educação anunciou, ontem, que adiou o início do ano letivo em 2016 em uma semana. O primeiro dia de aula, programado para 1º de fevereiro, foi postergado para o dia 15 do mesmo mês em virtude das mudanças necessárias com a suspensão da reorganização do ensino. Além disso, a Pasta destacou que a reposição de aulas nas unidades que foram ocupadas (200 em todo o Estado e 25 no Grande ABC) poderá ocorrer até janeiro.

 

Conforme o Estado, as diretorias de ensino precisam de tempo para adequar as matrículas dos jovens, adaptar a logística de merenda, transporte e kit escolar, entre outros. “Como todas as matrículas voltam ao estágio inicial, os estudantes continuarão na mesma escola, em processo que será feito automaticamente, sem a necessidade de solicitação por parte dos responsáveis. A consulta pela internet poderá ser feita a partir do dia 5 de janeiro, no portal da Secretaria da Educação”, informou em nota.

 

 

Além disso, foi definido novo período de transferência dos estudantes – entre 5 e 11 de janeiro. Dessa forma, todos os alunos que já pediram transferência para outras unidades de ensino deverão refazer a solicitação em decorrência da não reorganização das escolas. A consulta para saber se a transferência foi efetivada na escola requerida poderá ser feita a partir do dia 22 de janeiro, também no portal da Secretaria da Educação.

 

Para os professores, o período de atribuição de aulas ocorrerá entre os dias 1º e 5 de fevereiro. Segundo a Pasta, “todas as coordenadorias da secretaria estão articuladas para operacionalizar as mudanças em consonância com as diretorias de ensino, garantindo, assim, o menor prejuízo possível aos estudantes.”

 

O Estado ressaltou ainda que o encerramento do ano letivo de 2015 acontece normalmente em 96% das escolas da rede estadual. Já nas unidades onde ocorreram ocupações, um calendário complementar está sendo validado junto às diretorias de ensino, garantindo os 200 dias letivos.

 

Até ontem, 111 unidades de ensino permaneciam ocupadas em todo o Estado, sendo 15 na região. Os estudantes que mantêm acampamento nas escolas desejam o cancelamento da reorganização, programada para entrar em vigor em janeiro de 2017. Outra parcela dos adolescentes secundaristas aguarda a consolidação no papel das palavras do governador de que os discentes permanecerão nos colégios onde já estudam no próximo ano.

 

O plano estadual prevê a transferência de 311 mil alunos e o fechamento de 94 escolas, sendo seis na região.