ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Julier se filia ao PDT e quer ser prefeito de Cuiabá

Data: Quinta-feira, 10/12/2015 00:00
Fonte: Welington Sabino, repórter do GD

 

 

De olho nas eleições de 2016 e nutrindo a expectativa de disputar a Prefeitura de Cuiabá contra o atual prefeito Mauro Mendes (PSB), o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva assinou nesta quarta-feira (9) sua ficha de filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). O ato foi realizado em Brasília. Julier estava filiado ao PMDB desde abril de 2014 quando tentou viabilizar sua candidatura ao governo do Estado, mas não obteve apoio interno na sigla do presidente Carlos Bezerra, e, sem um cargo político e fora da magistratura, voltou a exercer a advocacia.

 

Julier não atendeu as ligações do Gazeta Digital para comentar sua filiação e nem comentar sobre os planos futuros dentro do PDT, mas publicou em sua página no Facebook um comunicado informando que deixou o PMDB e a partir de agora integra as fileiras do partido fundado por Leonel Brizola em 1979.

 

Ele faz um breve histórico de sua vida pública enquanto membro do judiciário federal e diz que nunca se furtou ao enfrentamento e nunca foi homem de se acomodar. “Por isso entendi que na política poderia fazer muito mais pelo povo de Cuiabá, de Mato Grosso e do país”, justifica ele ainda se explicando sobre sua decisão de abandonar a toga para dedicar-se à política partidária.

 

No comunicado, Julier evita se colocar como pré-candidato a prefeito de Cuiabá, mas nas entrelinhas deixa claro que seu foco como filiado ao PDT é a Capital. “Orgulhoso de ser filho de Cuiabá conclamo a todos que amam esta cidade a caminhar junto com as ideias e os ideais de Leonel de Moura Brizola e Darcy Ribeiro engrossando as fileiras do Partido Democrática Trabalhista junto conosco, tendo sempre como ideal o bem estar do povo cuiabano e Mato-Grossense”.

 

O ex- juiz explica que a decisão de migrar para o PDT veio após depois de muita reflexão e de muitos debates com os mais variados segmentos e movimentos de base. “Chegamos ao entendimento de que é necessário estar em um partido que atenda as necessidades básicas da população, um firme compromisso com as causas populares e um novo projeto para o Brasil. E este partido é o PDT, que tem nos seus alicerces as causas dos trabalhadores e da educação de qualidade para todos”, postou Julier.

 

Saída do PMDB

Quando deixou a função de juiz federal no final de março de 2014, Julier Sebastião escolheu o PMDB como sua nova “casa” logo no começo de abril e nutria o desejo de ser o candidato do grupo governista que à época tinha Silval Barbosa (PMDB) como governador. No entanto, ele foi “fritado” dentro da sigla e sua candidatura não decolou. O ex-vereador Lúdio Cabral (PT) foi o representante do grupo governista e terminou a disputa em segundo lugar ao lado de sua candidata a vice, Teté Bezerra (PMDB), esposa de Carlos Bezerra, presidente da sigla há 17 anos.

 

Julier justifica que ao deixar a magistratura escolheu o PMDB por entender que naquele momento era a agremiação partidária mais comprometida com as demandas do estado de Mato Grosso. “Passado mais de um ano após a minha filiação, por conjunturas locais e outros motivos inerentes a dinâmica política decido deixar o PMDB, que tão bem e calorosamente me acolheu”, justifica ele sobre sua saída.