ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Rio em Mato Grosso registra nível crítico no Norte Araguaia

O rio não é usado para abastecer nenhum município da região Norte Araguaia

Data: Sexta-feira, 04/12/2015 00:00
Fonte: 24 horas news

Um dos rios mais bonitos e imponentes do eixo Norte Araguaia/Xingu está sofrendo com uma das maiores secas já registradas na região. O Rio Fontoura nasce no nordeste de Mato Grosso e percorre quilômetros até se integrar com o rio Xingu no sul do estado do Pará.

 

Rio em Mato Grosso registra nível crítico no Norte Araguaia

 

Ao longo dos últimos anos, as manchetes, quase sempre, que a ponte que corta o rio no município de Santa Cruz do Xingu ficava submersa, sendo que no local, segundo os moradores, o rio teria no mínimo 15 metros de profundidade.

 

Justamente desta região veio o relato da situação: "Nunca vi algo assim, o rio está quase seco. É triste ver isso. Na verdade nunca imaginei ver esta cena", comentou o comerciante Sebastião Aquino, que vive com a família no distrito a dez anos.

 

O rio não é usado para abastecer nenhum município da região Norte Araguaia, onde a maioria das casas contam com poços próprios, Ou nos casos que há rede de abastecimento, ocorrem também na forma de poços artesianos.

 

Segundo o instituto Somar, a falta de chuvas em Mato Grosso é um reflexo do fenômeno El niño, que nada mais é que o aquecimento das águas superficiais do oceano pacífico, que formam uma camada úmida e quente na atmosfera, viajando para a região central da América do Sul, impedindo que as frentes frias do sul, subam para o norte do continente.