ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Colniza: Prefeitura vai realizar ação itinerante no Bela Vista

Data: Terça-feira, 12/04/2011 00:00
Fonte:

Da Assessoria/ Elvio Lopes

A comunidade do Bairro Bela Vista, localizado na região sudeste da área urbana do município, vai receber, no dia 30 de abril, durante todo o dia, os principais serviços prestados pela Prefeitura de Colniza, que instalará, na Escola Estadual Vinícius de Moraes, o Projeto Viver Bem, uma ação global para atender a população.

A ação é uma iniciativa da prefeita Nelci Capitani com a finalidade de levar à comunidade dos bairros e da área rural do município, serviços e informações sobre as atividades do Poder Público e contará com o apoio de outras instituições, como o Ministério Público Estadual (Promotoria de Justiça) e órgãos do Governo Estadual.

Na manhã desta segunda-feira (11/04), sob a coordenação do secretário Municipal de Planejamento, aconteceu uma reunião com todo o secretariado e departamentos do Município, definindo as ações e serviços que serão disponibilizados no projeto Viver Bem no Bairro Bela Vista.

Caberá a cada secretaria municipal estabelecer as prioridades da pasta para atender a comunidade do bairro, instalando nas salas de aula da escola o local para atendimento.

Entre os serviços disponibilizados à população estão emissão e encaminhamento de documentos como Título de Eleitor, Cédula de Identidade, Carteira Profissional; segunda via de certidões de nascimento e casamento e cartão do SUS; palestras, ações educativas, recreativas e esportivas e ainda corte de cabelo, manicura e maquiagem.

Também serão realizadas ações de saúde, como o odontomóvel, tipagem sanguínea, pressão arterial, medição de índice de massa corporal, distribuição de kits, coleta de preventivo contra o câncer e palestras sobre prevenção às drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), entre outras.

A Secretaria de Assistência Social vai disponibilizar os serviços comunitários de corte de cabelo, manicura e maquiagem; segunda via de certidões, orientação sobre tarifa de energia elétrica, trabalho com idosos e palestras sobre a família.
A Secretaria Municipal de Planejamento vai discutir com a comunidade o Plano Diretor, apresentando também projetos de habitação e orientações sobre os serviços da Prefeitura, como habite-se, alvarás e outros.

A Assessoria Jurídica vai disponibilizar informações sobre a questão fundiária do Município e solicitará à Defensoria Pública do Estado o envio de um defensor público para realizar orientações jurídicas à comunidade, mesmo serviço que será feito pela Promotoria de Justiça.

A Secretaria Municipal de Desporto e Lazer vai movimentar a comunidade – crianças, jovens, adultos e idosos – com atividades recreativas, de lazer e esportivas e, em parceria com a Saúde, oferecer noções e informações sobre fisioterapia e outras ações em sua área.

A Secretaria Municipal de Educação vai programar atividades educativas para a comunidade e também na área de cultura, com teatro e contação de histórias; a Secretaria Municipal de Agricultura vai distribuir mudas e orientar a população sobre a criação de hortas e outras atividades de sua área.

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo também estará presente no Viver Bem com sugestões de trilhas e ações integradas com outros órgãos de recuperação florestal e cuidados com o meio ambiente, além de distribuição de mudas de árvores.