ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Campanha contra gripe deve atingir 35 mil pessoas no Nortão

Data: Terça-feira, 12/04/2011 00:00
Fonte:
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Cerca de 35,2 mil pessoas devem ser vacinadas contra gripe, a partir deste mês, entre os 17 municípios que compõe o Escritório Regional de Saúde de Sinop. A campanha, que é nacional, começará em 25 de abril. Somente para Sinop, a estimativa é que pouco mais de 12 mil pessoas sejam imunizadas.

O dia de mobilização, conhecido como dia "D", para estimular a ida da população aos postos de saúde e nos demais pontos onde haverá a aplicação da dose será em 30 de abril. Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, a meta é imunizar 428,4 mil pessoas e, segundo o Ministério da Saúde, serão destinados 468,2 mil doses.

Deverão ser vacinadas gestantes, crianças com 6 meses a 2 anos; pessoas com 60 anis ou mais; índios e profissionais da saúde. A vacina é contra indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo. Já a população que apresenta deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar primeiramente o médico antes de ir até os postos de vacinação.

O Escritório Regional atende, além de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

No país, a meta é vacinar 29,9 milhões de pessoas. A campanha encerra dia 13 de maio.