ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Raupp: reformas necessárias ao país devem incluir ataque à burocracia

Data: Sábado, 28/11/2015 00:00
Fonte: Agência Senado

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Brasil precisa fazer os ajustes necessários para vencer a paralisia da economia. Para ele, já  passou da hora de o governo apresentar uma agenda de reforma de curto, médio e longo prazo para o país.

 

Em  sua opinião, a pauta dessa reforma pode ter pode base o diagnóstico  do chamado custo Brasil, que engloba os entraves que prejudicam o desenvolvimento do país, como o excesso de burocracia. O senador frisou que a burocracia onera pesadamente a atividade econômica, prejudicando desde os micro e pequenos empresários às grandes corporações, pois ninguém escapa da teia burocrática.

 

Valdir Raupp lembrou que na pesquisa deste ano do Banco Mundial sobre ambiente de negócios o Brasil perdeu cinco posições em relação a 2014, caindo para a posição de número 116 num grupo de 189 países avaliados. A facilidade para abrir empresas, obter crédito e conseguir eletricidade são alguns dos itens analisados. E para o senador, a pesquisa confirma que o Brasil precisa eliminar a burocracia.

 

"O Brasil não está patinando, está andando de marcha ré, ou seja, a crise só onera mais o empreendedor pois as dificuldades estruturais evidenciam-se, comprometendo mais ainda a competitividade do negócio. A burocracia hoje é um câncer; está corroendo, está destruindo as estruturas do país. Vamos colocar a agenda de reformas a andar".