ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PF faz 8ª fase da operação Ararath contra desvio de dinheiro em MT

Etapa da operação busca outra parte da quadrilha investigada desde 2013. Grupo movimentou mais de meio bilhão em seis anos, segundo a polícia.

Data: Quarta-feira, 25/11/2015 00:00
Fonte: G1 MT

A oitava fase da operação Ararath foi deflagrada nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal de Mato Grosso. A primeira fase da operação começou novembro de 2013 para desarticular uma quadrilha envolvida em lavagem de dinheiro e crimes financeiros no estado através de factorings de fachadas e outras empresas. Inicialmente não foram expedidos mandados de prisão.

 

De acordo com a PF, a operação desta quarta tenta encontrar mais uma parte da organização que seria responsável por esconder das autoridades e da polícia o dinheiro público que era desviado, além de sustentar o padrão de vida luxuoso mantido pelas pessoas que eram investigadas.

 

Devem ser cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, cidade a 65 km da capital mato-grossense. Todos os mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

 

As investigações apontam que os integrantes da organização criminosa se utilizavam de um 'engenhoso esquema' para ocultar a origem e a natureza de recursos obtidos com atividades ilegais, mediante a contratação e pagamento de empréstimos fraudulentos, aquisição de bens e investimento em empresas com a utilização de pessoas físicas e jurídicas (laranjas).

 

Ainda, servidores públicos estaduais e pessoas de confiança de um dos investigados foram colocados em operações imobiliárias para pagamentos de despesas, fraudes documentais, circulação de altos valores em espécie, simulações contratuais e até mesmo 'compra' de reportagens em meios de comunicação para favorecer os interesses do grupo criminoso.

 

As investigações anteriores levaram a PF em Cuiabá a prender o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-deputado estadual José Riva (PSD) e o ex-secretário de Fazenda Éder Moraes (PMDB).