ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deputado pede retirada de MT do horário de verão

Data: Sexta-feira, 20/11/2015 00:00
Fonte: Folha Max
Deputado pede retirada de MT do horário de verão
Foto: Reprodução
 

Indicação e requerimento do deputado federal Victório Galli (PSC), ao Ministério de Minas e Energia, solicita que Mato Grosso seja retirado do programa nacional de horário de verão a partir de 2016. Conforme o deputado, a população mato-grossense tem se manifestado contrário ao horário de verão no Estado.

 

“As razões são muitas, mas principalmente, a questão da segurança. Os trabalhadores e estudantes precisam sair cedo de suas casas e com o horário de verão, ainda está escuro pela manhã”, disse.

 

Outro detalhe, segundo Galli, reside no consumo de energia elétrica que, no caso específico de Mato Grosso, está abaixo da média projetada pela própria companhia, a Energisa. O federal disse que já conversou com o governador Pedro Taques para tratar da necessidade de exclusão do Estado do programa horário de verão.

 

“Levei para o governador o clamor da população, que tem se colocado contra o programa por entender que tem trazido vários transtornos sociais”, disse. O deputado entende que é preciso rever a política energética do governo federal. “Aqui o consumo está abaixo da média, não havendo a necessidade de continuação da regra para Mato Grosso.

 

Contudo fica claro que o Governo Federal tem aplicado esta regra no sistema de 'atacadão', não realizaram um estudo para destacar a real necessidade da mudança de horário nas diferentes regiões do país.”, afirmou.

 

Para o deputado, a principal justificativa está no cansaço físico causado pelo adiantamento das horas. “Essa alteração impacta o relógio biológico dos trabalhadores que acabam ficando mais cansados, sem falar em crianças indo mais cedo para a escola, sonolentas e ainda no escuro. Por causa disso, queremos Mato Grosso fora do horário de verão”, defende.