ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Após operação, garimpo conhecido como 'nova Serra Pelada' é esvaziado

Garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (MT) chegou a ter sete mil pessoas. Notícias de ouro fácil na região atraíram garimpeiros e aventureiros.

Data: Terça-feira, 17/11/2015 00:00
Fonte: G1 MT

Barracas de garimpeiros foram deixadas (Foto: Sandro Rodrigues/ Prefeitura de Pontes e Lacerda-MT)Barracas de garimpeiros foram deixadas (Foto: Sandro Rodrigues/ Prefeitura de Pontes e Lacerda-MT)

 

 

Cerca de 20 dias da chegada da polícia ao garimpo ilegal localizado na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, que ficou conhecido como a 'nova Serra Pelada depois de atrair cerca de 7 mil pessoas diante do volume de ouro encontrado na área, o local foi completamente esvaziado. No final de semana, quatro homens foram presos quando tentavam entrar no garimpo.

 

 

Imagens divulgadas nesta terça-feira (17) pela prefeitura daquele município, que defendia a criação de uma cooperativa para a exploração daquele garimpo, mostram as barracas armadas pelos garimpeiros abandonadas.

 

Inclusive, o prefeito Donizete Barbosa (PSDB) foi até a sede do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em Brasília, no mês passado, para se informar sobre a possibilidade de uma cooperativa que já explora ouro em Nova Lacerda,  a 677 km de Cuiabá, passasse a explorar o minério legalmente no local também.

 

Na semana passada, as galerias e túneis foram implodidos para evitar novas invasões e riscos de desmoronamento. Desde então, o local está interditado e continua sendo monitorado pela polícia.

 

Após o processo de desocupação, cerca de 40 garimpeiros que acamparam no Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, reserva ambiental próxima à Serra da Borda. Contra a permanência deles, fiscais do Fiscais da Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) e policiais militares estão dentro da reserva.

 

Apesar de policiais terem chegado no local no final do mês passado para tentar negociar com os garimpeiros a saída deles, a desocupação, de fato, ocorreu na semana passada. Por determinação da Justiça, 150 homens das polícias Federal (PF), Militar (PM), Civil e Rodoviária Federal (PRF) cumpriram a determinação da Justiça Federal.

 

O processo de desocupação começou na semana seguinte à operação que desarticulou uma quadrilha, que, segundo a Polícia Federal, comandava o garimpo e extorquiam garimpeiros, comerciantes e até prostitutas que também estavam na área.

 

Alguns equipamentos usados na extração de ouro ficaram para trás (Foto: Sandro Rodrigues/ Prefeitura de Pontes e Lacerda-MT)Alguns equipamentos usados na extração de ouro ficaram para trás (Foto: Sandro Rodrigues/ Prefeitura de Pontes e Lacerda-MT)
 

 

O juiz da Vara Federal de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, Francisco Antônio de Moura Júnior, determinou, no dia 16 do mês passado, o fechamento imediato das atividades de extração de minério da Serra da Borda.

 

A descoberta de jazidas de ouro entre as serras da Borda e Santa Bárbara começou a movimentar a região de Pontes e Lacerda em setembro. No entanto, nos últimos 20 dias o volume de garimpeiros e 'aventureiros' chegando ao local se intensificou após notícias comparando o garimpo ao de Serra Pelada, no Pará.

 

As veias auríferas foram encontradas pelos moradores do município de 41.408 habitantes, segundo o IBGE, que, após acharem grandes quantidades do metal precioso, começaram a circular imagens de grandes pepitas pelas redes sociais e pelo WhatsApp, o que deve ter contribuído com o aumento da migração para aquela região.