Istambul - Pelo menos 14 refugiados, entre eles sete crianças, morreram nesta quarta-feira afogados após o naufrágio da embarcação onde estavam que se dirigia à ilha grega de Lesbos desde a Turquia.

 

Além de recuperar 14 corpos, as patrulhas marítimas turcas puderam salvar 27 passageiros, informa o jornal "Hürriyet".

 

Os refugiados não tiveram a nacionalidade revelada, mas que acredita-se que podem ser sírios ou iraquianos. Eles iniciaram a travessia em Ayvacik, para passar por um trecho de 10 quilômetros.

 
 

Em um primeiro momento, decidiram continuar viagem após notar que a embarcação começou a acumular água, mas quando tentaram voltar ao ver que o bote afundava, já não puderam alcançar o litoral turco, explicou o governador da província de Çanakkale, Hamza Erkal, ao citado jornal.

 

A Turquia abriga cerca de dois milhões de refugiados sírios, dos quais 10% vivem em acampamentos e o resto sobrevive por sua conta no país.

 

Embora não corram perigo de expulsão, os sírios também não obtêm o status legal de refugiados e nem podem trabalhar legalmente, por isso que muitos tentam chegar à Grécia, como primeira etapa para continuar viagem rumo ao norte da Europa.

 

Além disso, há um fluxo contínuo de sírios refugiados no Líbano que viajam à Turquia para tentar desde ali passar às ilhas gregas.