ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Morre o ex-chanceler alemão Helmut Schmidt

Data: Terça-feira, 10/11/2015 00:00
Fonte: Agência ANSA

Morreu nesta terça-feira (10), aos 96 anos, o ex-chanceler da Alemanha Helmut Schmidt. O anúncio foi feito pelo médico pessoal do político, que faleceu em sua casa em Hamburgo, no norte do país. Ele havia voltado para sua residência recentemente, após uma cirurgia de trombose nas pernas.

 

Nascido em 1918, o social-democrata governou a República Federal da Alemanha - nome oficial da antiga Alemanha Ocidental - entre 1974 e 1982, quando foi derrubado por um voto de desconfiança do Parlamento apoiado por aliados liberais.

 

"Ele era uma instituição da política da República Federal", declarou a atual chanceler Angela Merkel. Já o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que esse é um "dia de luto para o reformismo europeu". Em seu período no poder, Schmidt adotou uma política de normalização das relações com a Alemanha Oriental e se aproximou do bloco comunista do leste europeu e da União Soviética.

 

Além disso, ao lado do então presidente da França, Valéry Giscard d'Estaing, foi um grande entusiasta da unidade no continente, que mais tarde viria a dar origem à União Europeia.