ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MP é acionado sobre recurso no TSE que pode beneficiar Leitão

Data: Domingo, 10/04/2011 00:00
Fonte:
Fonte: A Gazeta

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o Ministério Público se manifeste diante do pedido do candidato a deputado federal William Dias (PTB), que tenta validar os votos anulados depois de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Será a primeira manifestação do MP sobre a eventual recontagem que pode garantir ao ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), assumir a vaga do deputado federal Ságuas Moraes (PT).

A determinação do TSE se deu na quinta-feira (7) e oportunizará manifestação da Procuradoria Eleitoral nos próximos dias. William Dias tenta validar os 2.098 votos que obteve na eleição de outubro porque o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para 2012 a aplicação da Ficha Limpa.

O candidato a deputado federal foi barrado após ser condenado por homicídio pelo Tribunal do Júri, o que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa. Se o TSE acatar o recurso, no entanto, a votação dele será somada em favor da coligação "Jonas Pinheiro II" (formada por DEM, PSDB e PTB). Isso pode beneficiar Nilson Leitão por causa dos votos do grupo no quociente eleitoral.

Apesar da polêmica, Ságuas afirmou ontem estar tranquilo. Alega que a coligação de Willian Dias teria recorrido depois do prazo permitido. O candidato do PTB discorda e também se diz otimista, assim como Leitão. "Recorremos dentro do prazo. Quem disser o contrário é que vai ter que provar", rebate o petebista.