ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Em MT, trabalhadores voltam a fechar rodovia após trégua no domingo

Eles cobram liberação de fazenda de 9 mil hectares para reforma agrária. Protesto começou na quarta-feira (4) e só deu 'folga' neste domingo.

Data: Segunda-feira, 09/11/2015 00:00
Fonte: Do G1 MT
 
 
Com faixas e cartazes, assentados bloqueiam trecho da BR-163 (Foto: Henrique Cotrim/ TVCA)
Com faixas e cartazes, assentados bloqueiam trecho da BR-163 (Foto: Henrique Cotrim/ TVCA)
 

Há quase uma semana, um grupo de trabalhadores rurais bloqueia a BR-163, num trecho entreItaúba e Sinop, a 599 e 503 km de Cuiabá, para cobrar a liberação por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de uma popriedade rural localizada no município de Novo Mundo, a 791 km da capital.

 

O protesto começou na quarta-feira (4) e seguiu até sábado (7). Os manifestantes deram trégua no domingo (8) e retomaram o bloqueio nesta segunda-feira (9). A Superintendência regional do Incra informou, por meio de assessoria, que ainda não havia sido comunicada oficialmente pelos trabalhadores sobre as reivindicações.

 

 

Um dos manifestantes, Cláudio da Silva Cunha alegou que os representantes do Incra no estado não se manifestaram sobre a reivindicação dos trabalhadores. "Queremos que eles venham até o local para formalizar conosco a documentação e deêm um prazo de liberação dessa área, onde estão acampadas cerca de 600 famílias", declarou.

 
 

Segundo ele, os trabalhadores já têm a informação de que a Justiça já teria liberado a destinação dessa fazenda de 9.500 hectares para a reforma agrária. Essas famílias estão no local há aproximadamente quatro anos, conforme Cláudio.

 

Os assentados ainda alegam que a área é improdutiva e toda desmatada. "Ela está pronta, esperando que alguém ocupe e trabalhe em cima dela. Queremos terra para trabalhar e criar nossos filhos", argumentou.

 

Os policiais orientam aos motoristas que evitem passar pelo quilômetro 943, onde ocorre o protesto, e sigam pela rota alternativa pelo município de Sinop, que dá acesso a Cláudia,Marcelândia e Nova Santa Helena.