ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Novembro Azul serve como alerta para prevenção do câncer de próstata

Doença é a 2ª mais comum entre os homens e a 6ª no mundo, diz INCA. Médico destaca que negros possuem mais chance de ter a doença.

Data: Segunda-feira, 09/11/2015 00:00
Fonte: Amanda Franco Do G1 Petrolina
 
 
'Novembro Azul' conscientiza homens sobre doenças e tratamentos  (Foto: Reprodução/TV Acre)
'Novembro Azul' conscientiza homens sobre
doenças e tratamentos (Foto: Reprodução/TV Acre)
 

Semelhante ao Outubro Rosa, em que uma vasta programação em todo o país chama a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul tem como foco a população masculina em relação aos riscos e à prevenção do câncer de próstata. Esta doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

A campanha Novembro Azul foi lançada em 2008 e, segundo o urologista, Mair Borba, ela é muito recente se comparada aos cuidados relativos à mulher. Mas, mesmo sendo uma ação relativamente nova, já tem surtido efeito e levado uma quantidade maior de homens a procurar um especialista. “Está havendo uma procura maior desde quando começou a campanha. O Novembro Azul é uma forma de incentivo à prevenção da doença”, explicou o urologista.

 

De acordo com o especialista, homens a partir dos 40 anos de idade já precisam ficar mais atentos mesmo antes de aparecerem alguns sintomas mais ligados à doença como aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar, ou mesmo, observar se há presença de sangue nela. Como parte da prevenção, além da consulta e do exame clínico de toque retal, os homens precisam fazer ultrassom da próstata e exames de sangue.

 

Além dos sintomas, homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata também devem redobrar os cuidados. O médico ressaltou ainda que os negros têm maior propensão em ter câncer de próstata. “É melhor prevenir e começar antes procurando um urologista. A medicina preventiva é confortável, onde o homem previne a doença, tem um diagnóstico precoce e uma maior possibilidade de cura”, disse.

 

A Prefeitura de Petrolina ainda não divulgou a programação especial referente à campanha. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, o cronograma de atividades está sendo fechado.