ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Criança submetida a terapia inédita tem leucemia revertida na Inglaterra

O tratamento foi feito com células geneticamente projetadas para combater a doença

Data: Sábado, 07/11/2015 00:00
Fonte: Correio 24 horas

Um tratamento inédito reverteu em um tipo raro de leucemia, classificado como incurável, em uma paciente de apenas um ano. O tratamento, feito a base de células tronco com DNA "editado" em laboratório, foi realizado na Inglaterra.

 

A pequena Layla Richards foi diagnosticada com a doença quando tinha apenas três meses. Ela passou por quimioterapia e transplante de medula, mas os tratamentos não surtiram efeito. Diante do quadro delicado, a família de Layla conseguiu autorização para que a criança fosse submetida a um tratamento inédito em seres humanos, o "designer immune cells", ou células imunológicas projetadas.

 

(Foto: Divulgação/Great Ormond Street Hospital)

 

Diferente dos tratamentos já existentes, que adicionam novos genes para corrigir o problema, esta terapia corrige os genes já existentes. As células foram alteradas para localizar e destruir apenas células com leucemia e se tornar "invisíveis" às drogas dadas aos pacientes com a doença.

 

As células modificadas foram injetadas em Layla, que ainda passou por um segundo transplante de medula para restaurar o sistema imunológico. Cinco meses após o início do tratamento, Layla não apresenta traços de leucemia no organismo.