ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Número de mortos em duplo atentado na Somália sobe para 18

Data: Segunda-feira, 02/11/2015 00:00
Fonte: Agência Brasil
 
 

O número de mortos em duplo atentado do grupo jihadista somali Al Shabab contra o hotel Sahafi em Mogadíscio, na Somália, subiu para 18, informaram ontem (1º) fontes de segurança citadas pela Efe.

 

Cinco membros da milícia radical islâmica entraram na noite passada no hotel vestidos com a farda dos soldados da missão da União Africana na Somália (Amisom) para enganar os controles de segurança.

 

Entre as vítimas do ataque, que teve início à meia-noite (horário local), encontram-se o ex-chefe das Forças Armadas somali Abdikarin Dhegabadan, vários deputados e o gerente do hotel.

 

Além dos 18 mortos, mais 20 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para vários hospitais em Mogadíscio, segundo a rádio Alfurqaan, citada pela Efe.

 

O ataque foi feito, em primeiro momento, com um carro-bomba que explodiu nas imediações do hotel, frequentado por deputados e funcionários do governo da Somália. Após a explosão da viatura, ocorreu uma segunda explosão no interior do hotel, que está situado a poucos metros da sede do Departamento de Investigação Criminal da Polícia da Somália.

 

O grupo terrorista Al Shabab, filiado à Al Qaeda, reivindicou de imediato a responsabilidade do ataque.

 

O país africano vive em estado de guerra e caos desde 1991, ano em que foi deposto o ditador Mohamed Siad Barré, deixando o país sem governo efetivo e nas mãos das milícias radicais islâmicas.