ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Morre homem que precipitou queda do Muro de Berlim

Data: Segunda-feira, 02/11/2015 00:00
Fonte: Deutsche Welle
 

Günter Schabowski, o funcionário do governo alemão-oriental que, sem querer, acelerou abertura das fronteiras, morreu aos 86 anos. Ao anunciar nova regra sobre vistos, ele provocou uma corrida aos postos de controle.

 

Günter Schabowski, o funcionário do governo da Alemanha Oriental que, sem querer, precipitou a queda do Muro de Berlim, morreu neste domingo (01/11) aos 86 anos, em um asilo para idosos berlinense, segundo informações da viúva dele, Irina Schabowski.

 

Então porta-voz do governo da então Alemanha Oriental, Schabowski presidia uma entrevista coletiva convocada na noite de 9 de novembro de 1989 para anunciar, entre outras medidas, uma nova legislação sobre viagens do país.

 

Pouco antes das 19h, praticamente quando a coletiva já se aproximava do final, Schabowski puxou uma folha de papel do bolso e leu uma anotação sobre um decreto afirmando que os vistos seriam concedidos gratuitamente para aqueles que quisessem viajar para fora do país.

 

"A partir de quando?" perguntou um jornalista italiano. Schabowski hesitou e, então, improvisou. "Tanto quanto eu sei...a partir de agora, imediatamente."

 

A coletiva era transmitida ao vivo pelas redes de televisão e, em poucos minutos, os noticiários estavam proclamando que "o Muro caía".

 

A noticia provocou a ida de milhares de berlinenses orientais aos postos de controle que levavam a Berlim Ocidental, onde, perplexos, guardas de fronteira da Alemanha Oriental, sem saberem o que fazer, ligavam para seus superiores para pedir instruções.

 

Quando as multidões iam se tornando cada vez maiores, uma barreira foi aberta e berlinenses orientais, em êxtase, passaram para o lado ocidental de Berlim, abrindo, de forma não planejada, as fronteiras entre os dois países.

 

Menos de um ano depois, em 3 de outubro de 1990, a Alemanha Oriental e a Ocidental se uniam em um só país, encerrando quatro décadas de divisão.