ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Livro de professora da UFMT é finalista em categoria do prêmio Jabuti

Leny Caselli Anzai é professora do Departamento de História da UFMT. Livro traz história de Luis de Albuquerque na capitania de Mato Grosso.

Data: Sábado, 31/10/2015 00:00
Fonte: G1 MT

A historiadora Leny Caselli Anzai, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é finalista do prêmio Jabuti 2015 com o livro “Luis de Albuquerque - Viagens e governo na Capitania do Mato Grosso (1771 – 1791)”, escrito em parceria com Janaína Amado e publicado no ano passado pela Versal Editores. A publicação é uma das dez concorrentes na categoria de Melhor Livro de Ciências Humanas do prêmio Jabuti, uma das mais prestigiadas premiações da produção literária brasileira.

 

Livro sobre Luís de Albuquerque concorre na categoria Ciências Humanas (Foto: Versal Editores/Divulgação)Livro concorre na categoria Ciências Humanas
(Foto: Versal Editores/Divulgação)

 

A lista de finalistas do prêmio, nas 27 categorias, foi divulgada no último dia 22 pela Câmara Brasileira do Livro 22 (confira a lista completa no site da premiação). O resultado do prêmio deverá ser anunciado em cerimônia marcada para o dia 3 de dezembro, em São Paulo.

 

Patrocinada pelo prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica, a publicação escrita em parceria por Leny Caselli Anzai e Janaína Amado se baseia em pesquisa histórica para recontar a trajetória do jovem oficial português Luís de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, designado como capitão-geral por Marquês de Pombal em 1771 para governar a então capitania de Mato Grosso. O território era de ocupação estratégica para a consolidação das fronteiras portuguesas no oeste do Brasil, região de disputa constante com a Coroa Espanhola à época da colônia.

 

 

Forte Príncipe da Beira, em RO (Foto: Emanuel Alencar/Arquivo Pessoal)Forte Príncipe da Beira, em Rondônia
(Foto: Emanuel Alencar/Arquivo Pessoal)
 
 

Por quase duas décadas à frente da então capitania, o português buscou fortalecer as fronteiras em nome da Coroa, assegurando também acesso às minas de ouro e às bacias hidrográficas da região, exploradas pelos colonizadores.

 

Para isso, Albuquerque percorreu o território da capitania de Mato Grosso, ergueu edificações – como o Real Forte Príncipe da Beira, às margens do Rio Guaporé, uma das maiores fortificações da arquitetura militar portuguesa no Brasil, destinada a demarcar os limites territoriais das coroas lusitana e espanhola (hoje, a fortificação se localiza no atual estado de Rondônia) - e fundou vilas para a proteção contra as invasões espanholas – como a que deu origem à atual cidade de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, às margens do Rio Paraguai, também usado para delimitar o território colonial português.

 

Pesquisa histórica


No livro, a história do capitão-geral é contada desde sua saída de Portugal até o regresso, após o período em que governou e realizou incursões pelo território que compreendeu o atual estado de Mato Grosso.

 

Vila que deu origem à cidade de Cáceres foi fundada a mando de Luís de Albuquerque (Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT)Vila que originou Cáceres foi fundada a mando de
Albuquerque (Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT)
 
 

As principais fontes de informações são os diários completos nos quais o português registrava suas impressões sobre o Centro-Oeste brasileiro, descrições dos trajetos percorridos, contatos com habitantes locais, exemplares da fauna e da flora locais, fenômenos climáticos, fundações de vilas e povoados, acidentes geográficos etc.

 

Os diários foram encontrados pelas pesquisadoras na Newberry College Library, em Chicago (Estados Unidos). Além deles, o livro foi composto com base em outros documentos de arquivos históricos dos Estados Unidos, do Brasil e de Portugal. A publicação ainda inclui ilustrações como pinturas e mapas históricos.

 

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB), Leny Caselli Anzai atua na UFMT desde 1981 com ênfase em História do Brasil colonial.