ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Copa do Brasil decide hoje qual tipo de final 'inédita' terá

Data: Quarta-feira, 28/10/2015 00:00
Fonte: ESPN
LUIS MOURA/GAZETA PRESS
Ze Roberto Palmeiras Fluminense Campeonato Brasileiro 14/06/2015
Palmeiras e Flu se enfrentam às 22h, com transmissão da ESPN Brasil
 

Nesta quarta-feira, dois jogaços, ambos às 22h (horário de Brasília), definirão a final da Copa do Brasil de 2015: Palmeiras x Fluminense, no Allianz Parque (com transmissão ao vivo da ESPN Brasil), e Santos x São Paulo, na Vila Belmiro.

 

 

Independentemente dos resultados, é possível dizer que o torneio terá uma decisão "inédita".

 

Afinal, se o Palmeiras eliminar o clube das Laranjeiras, será a primeira vez que a competição, disputada desde 1989, terá um duelo paulista na final.

 

A Copa do Brasil já foi decidida por dois times do mesmo Estado em duas ocasiões: 2009 (Flamengo x Vasco) e 2014 (Atlético-MG x Cruzeiro). Nunca, porém, por dois times de São Paulo.

 

No entanto, caso o Fluminense avance no Allianz Parque, é possível dizer que a final também é, de certa forma, "inédita".

 

Um possível Flu x Santos ou Flu x São Paulo será a primeira decisão entre um grande do Rio de Janeiro e um grande paulista na Copa.

 

RICARDO SAIBUN/SANTOS FC
Marquinhos Gabriel Santos Alexandre Pato Sao Paulo Copa do Brasil 21/10/015
Santos abriu vantagem contra o São Paulo
 

Já houve duas finais Rio-SP, mas, nas duas, o clube de São Paulo envolvido não podia ser considerado um grande: 2004 (Santo André x Flamengo) e 2005 (Paulista de Jundiaí x Fluminense).

 

Em ambas as decisões entre paulistas e cariocas, aliás, os clubes de São Paulo levaram a melhor, faturando duas vezes a taça no Maracanã.

 

Como o jogo de ida, no Rio, terminou 2 a 1 para o Flu, os cariocas precisam de apenas um empate para eliminar o Palmeiras, mas podem até perder por 3 a 2 em diante que também passam de fase. A equipe paulista avança com uma vitória por 1 a 0 ou com qualquer triunfo por dois gols de diferença.

 

Já o Santos está em situação bem mais confortável. Como ganhou por 3 a 1 no Morumbi, o "Peixe" joga por um empate ou pode até perder por um gol na Vila Belmiro que ainda assim vai à final. Ao São Paulo, resta buscar um triunfo por três gols de vantagem ou por 4 a 2 em diante.