Pretória - O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, descartou nesta sexta-feira um aumento das mensalidades nas universidades no ano que vem, após uma semana de protestos de estudantes em todo o país, nos primeiros sinais de demonstração de força da geração pós-apartheid dos "Nascidos Livres".

 

A polícia disparou balas de borracha, gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral em estudantes, que atiraram pedras e sinalizadores perto dos Edifícios da União, onde o governo tem seus escritórios em Pretória, exigindo que Zuma saísse e falasse com eles.

 

Mas as autoridades temiam pela segurança do presidente, e Zuma permaneceu dentro do local e fez o anúncio sobre o congelamento das taxas através dos meios de comunicação.

 

"Nós decidimos contra (a saída), porque não era seguro", disse um oficial de segurança à Reuters. "Havia alunos lá com pedras", completou. Uma segunda fonte confirmou a mudança de planos.

 

O protesto marca uma semana de passeatas contra o aumento na educação universitária --cara demais para muitos-- em meio à frustração com as desigualdades que persistem duas décadas após o fim do regime da maioria branca.

 

"Concordamos que haverá um aumento zero nas taxas universitárias em 2016", disse Zuma após se reunir em particular com líderes estudantis e diretores universitários.

 

Alguns dos mais de 12.000 estudantes que se reuniram nos Edifícios da União em Pretória comemoraram o anúncio de Zuma, mas outros afirmam que a medida ficou aquém de suas demandas por uma educação gratuita.