ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Eslovênia pede solidariedade europeia com o fluxo de migrantes

Data: Terça-feira, 20/10/2015 00:00
Fonte: AFP /Agence France-Presse

A Eslovênia fez um apelo nesta terça-feira à "solidariedade europeia" ante o "peso desproporcional" que representa o fluxo de migrantes desde sábado para este pequeno país da União Europeia (UE) e do espaço Schengen.

 

"A Eslovênia pede aos Estados e às instituições da UE que se mobilizem ativamente para responder a este peso desproporcional para nosso Estado", afirma um comunicado oficial.

 

Desde sábado, a Eslovênia, um país de dois milhões de habitantes, recebe milhares de migrantes por dia.

 

Mais cedo, o governo anunciou que, em consequência do grande fluxo de migrantes na fronteira com a Croácia, pedirá a ajuda do exército.

 

"O fluxo de migrantes nos três últimos dias supera nossas capacidades de administração", destacou o governo.

 

Uma lei deve ser apresentada ao Parlamento para ampliar, de forma excepcional, o poder de intervenção do exército, atualmente limitado a uma assistência logística.

 

A Eslovênia informou que mais de 8.000 migrantes entraram em seu território na segunda-feira, procedentes da Croácia, a maioria sem passar pelos postos de fronteira oficiais.

 

Apenas 2.000 pessoas conseguiram seguir a viagem para a Áustria, segundo a Eslovênia, que acusou o primeiro país de permitir a entrada de um limitado de migrantes, o que foi negado por Viena.