ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa proclama novos santos e defende liderança humilde na Igreja

Data: Domingo, 18/10/2015 00:00
Fonte: Por Philip Pullella (Reuters)

 

O papa Francisco, ao proclamar quatro novos santos católicos que viveram de forma simples e generosa, disse a padres e bispos neste domingo que o serviço, e não a carreira, é a maneira de exercer a autoridade na Igreja.

 

"Aqueles que servem os outros e carecem de prestígio de fato exercitam autoridade genuína na Igreja”, afirmou ele numa missa para cerca de 65 mil pessoas na Praça de São Pedro.

 

"Serviço é maneira pela qual a autoridade é exercida na comunidade cristã”, disse ele, acrescentando que carreira, ambição, fama e triunfos mundanos eram “incompatíveis com o discipulado cristão”.

 

Na missa, ele proclamou quatro novos santos católicos, incluindo os pais de Santa Teresa de Lisieux, a freira francesa do século 19, que é uma das figuras mais veneradas da Igreja. A “grande humildade e caridade” deles é um exemplo para todos, declarou o papa.

 

A canonização de Louis Martin e Marie Azélie Guérin marcou a primeira vez que um casal casado é declarado santo na mesma cerimônia e foi realizada para coincidir com uma reunião mundial de bispos para discutir maneiras de incentivar a vida em família.

 

Eles foram escolhidos para destacar o papel chave que os pais têm no desenvolvimento espiritual e humano dos filhos.

 

Francisco elogiou o casal por praticar “o serviço cristão na família, criando dia a dia um ambiente de fé e amor que alimentou a vocação das suas filhas”.

 

O casal teve nove filhos, quatro dos quais morreram ao nascer. Todas as cinco meninas se tornaram freiras, e uma delas é a Santa Teresa de Lisieux, que morreu de tuberculose em 1897 aos 24 anos.