ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MPF pede fechamento de garimpo ilegal em cidade no oeste de MT

Jazidas de ouro próximas a Pontes e Lacerda têm atraído 'aventureiros'. MPF alega que exploração ocorre sem autorização de órgão nacional.

Data: Quarta-feira, 14/10/2015 00:00
Fonte: Do G1 MT
 
 
 
Vários barracas foram armadas em garimpo  (Foto: Júlio Cesar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)
Várias barracas foram armadas em garimpo na região de Pontes e Lacerda; aventureiros são atraídos pelas redes sociais. (Foto: Júlio Cesar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)
 

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta terça-feira (13) à Justiça Federal pedido para que seja fechado o garimpo ilegal na área próxima às serras da Borda e Santa Bárbara, no oeste de Mato Grosso, a cerca de 10 km de distância do município de Pontes e Lacerda (a 483 km da capital). Por meio das redes sociais, o local tem atraído pessoas da região e de outras partes do estado devido ao suposto grande volume de ouro facilmente coletado, mineral que, segundo o MPF, está sendo extraído sem a devida autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 

Pepitas de ouro foram pegas em garimpo (Foto: Júlio Cezar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)
Pepitas de ouro foram extraídas em garimpo ilegal.
(Foto: Júlio Cezar de Souza/ Arquivo pessoal)
 

À Justiça Federal em Cáceres, o MPF pediu a retirada imediata das pessoas que estão participando da extração ilegal de minério. Caso necessário, o MPF pede o uso de força da Polícia Militar, da Polícia Federal ou do Exército.

 

Embora a área do garimpo seja propriedade particular, o subsolo é de propriedade da União, bem como os recursos minerais, conforme a Constituição Federal.

 

Logo, extrair minério sem a autorização do devido órgão fiscalizador, o DNPM, é considerado dano ao patrimônio da União. Os argumentos estão na ação civil pública protocolada na Justiça Federal em Cáceres.

 

O superintendente regional do DNPM, Márcio Amorim, já afirmou que a área em questão encontra-se em fase de pesquisa para fins de exploração mineral e que a licença ainda não foi expedida por questões burocráticas.

 

 

"As pessoas estão lá sem autorização para extração de bens minerais e podem responder pelo crime de usurpação de bens públicos e podem ser processadas com base na legislação vigente", avisou.

 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que, possivelmente, o garimpo nessa região, entre as duas serras, funciona de maneira ilegal, já que não consta nenhuma autorização ou pedido de licença para exploração da área no órgão. A pasta afirmou também que a situação no garimpo estaria fora de controle e que, por causa disso, não será possível encaminhar um técnico do órgão para verificar o caso in loco. Desse modo, a questão está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

 

Por sua vez, a Sesp informou que a situação está sendo monitorada. "O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) também está atento à situação, para preservar a ordem pública e prevenir qualquer conflito na região, localizada na fronteira com a Bolívia. No entanto, até o momento não foi registrado nenhum crime transfronteiriço que exija a atuação do Gefron no local", informou a Sesp em nota.