ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil enfrenta Chile e desconfiança em estreia nas Eliminatórias

Data: Quinta-feira, 08/10/2015 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

A Seleção Brasileira iniciará contra o Chile a sua caminhada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, às 20h30 (de Brasília) desta quinta-feira, no Estádio Nacional de Santiago. E a expectativa é de dificuldades para o único País que participou de todos os Mundiais.

 

Eliminados pelo Brasil apenas nos pênaltis nas oitavas de final da última Copa, os chilenos atravessam boa fase com a recente conquista da Copa América. Já a Seleção continua assombrada pelo vexame do Mundial em casa e saiu do torneio continental de forma precoce, diante do Paraguai, nos pênaltis.

 

Dunga teve pouco tempo para preparar os seus jogadores para a estreia (foto: Claudio Reyes/AFP)
Dunga teve pouco tempo para preparar os seus jogadores para a estreia (foto: Claudio Reyes/AFP)

 

“Sabemos que as dificuldades sempre vão existir, pois o Brasil dificilmente consegue a classificação com tranquilidade nas Eliminatórias. É normal sofrermos muito e garantirmos no último jogo, na rodada final. Mas o importante é que estamos trabalhando, evoluindo e conseguindo progressos. Sei que será complicado, mas não apenas para a Seleção Brasileira, que sempre entra nas competições como uma das favoritas”, analisou o técnico Dunga.

 

A desconfiança e a qualidade do Chile chegaram ao ponto de inverter um favoritismo que historicamente sempre foi do Brasil no confronto. O fato gerou incômodo nos brasileiros, que, apesar das reconhecidas dificuldades, ainda demonstraram otimismo.

 

“A Seleção Brasileira vai ser sempre considerada uma das favoritas quando entrar em campo, pela tradição e pela qualidade de nossos jogadores. Assim como o Chile, o nosso elenco conta com jogadores campeões. O importante é irmos a campo determinados e cientes de que, mesmo sendo uma grande batalha, podemos conquistar os três pontos”, disse o zagueiro Miranda, sem encarar o empate como um resultado ruim.

 

Se o Brasil espera problemas contra o Chile, o discurso do técnico da seleção anfitriã, Jorge Sampaoli, também foi respeitoso com os brasileiros. “Poucas vezes na história o Chile conseguiu ganhar do Brasil, e isso não tem a ver com o Chile, e sim com a força do adversário, sempre favorito. Vou enfrentar um time que seguramente estará no Mundial e por isso mesmo será precioso conseguir somar três pontos. Precisaremos estar em um grande dia”, comentou o argentino.

 

Em relação às formações, as duas seleções têm problemas. O Brasil não pode contar com sua principal estrela, o atacante Neymar, ainda cumprindo punição por conta de sua expulsão diante da Colômbia na Copa América. O lateral direito Danilo, o meia Philippe Coutinho e o atacante Roberto Firmino, todos muito utilizados por Dunga, foram cortados por conta de lesões.

 

 

O Chile goza de tranquilidade como atual campeão da Copa América (foto: Claudio Reyes/AFP)
O Chile goza de tranquilidade como atual campeão da Copa América (foto: Claudio Reyes/AFP)

 

 

Assim, Daniel Alves mais uma vez ganhou chance na lateral direita, enquanto Oscar ficará responsável pela criação de jogadas ao lado de Willian. O ataque será composto por Douglas Costa e Hulk. O treinador tem duas dúvidas de ordem técnica: Filipe Luís ou Marcelo na lateral esquerda e Elias ou Fernandinho no meio-campo.

 

No Chile, o meia Arturo Vidal e o atacante Alexis Sánchez, ambos com dores musculares, foram colocados como dúvidas por Sampaoli. O segundo, porém, participou do último treinamento antes do jogo e irá a campo. Caso Vidal seja vetado, a tendência é que Matías Fernández seja o substituto. O meia Jorge Valdivia, velho conhecido dos palmeirenses, deverá começar a partida entre os titulares.

 

FICHA TÉCNICA
CHILE X BRASIL

 

Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Data: 8 de outubro de 2015, quinta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano e Byrom Romero (ambos do Equador)

 

CHILE: Claudio Bravo, Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Eugenio Mena; Marcelo Díaz, Felipe Gutiérrez, Arturo Vidal (Matías Fernández) e Jorge Valdivia; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez
Técnico: Jorge Sampaoli

 

BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís (Marcelo); Luiz Gustavo, Elias (Fernandinho), Oscar e Willian; Douglas Costa e Hulk
Técnico: Dunga