ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Operação flagra desmatamento ilegal em fazenda e PM prende três

Data: Terça-feira, 05/04/2011 00:00
Fonte:

Fonte: 24 horas News


A Polícia Ambiental de Barra do Bugres, realizou uma operação que durou três dias na semana passada, onde foi constatado crime ambiental e apreendidas armas e implementos utilizados para desmatamento no município de Brasnorte, na região do meio Oeste de Mato Grosso. A ação contou com o apoio de militares de Tangará da Serra e efetivos da própria cidade.

Na operação, ocorrida em uma fazenda a 100 Km de Brasnorte, oito pessoas foram conduzidas e três ficaram detidas.  Orlando Nunes de Abreu, 31, assumiu a responsabilidade pelo desmatamento, porém, negou a posse das armas.

As outras duas pessoas foram presas em flagrante, fazendo desmatamento, enquanto um terceiro fugiu mata adentro, não sendo localizado pela Polícia.

Foram apreendidas cinco espingardas, sendo três com calibre 22, uma calibre 12 e outra, 36, quatro motosserras, dois tratores, sendo um de esteira e outro de arado, além de um Gol prata, placas HAR 7984 de Lagoa da Prata/MG, carne de animal silvestre (jiboia) e 10 m3 de madeira serrada.

 De acordo com o cabo Vieira, da Polícia Ambiental, que fez parte da guarnição que partiu de Barra do Bugres, ao chegar ao local indicado, se depararam com uma grande extensão de área desmatada, com indicações de desmatamento recente, com pessoas utilizando motosserras no serviço e com várias pessoas dentro de uma casa, que aparentava ser recém-construída.

Todos foram encaminhados à delegacia de Brasnorte, onde ficaram as armas apreendidas e três foram autuados por crime ambiental, sendo que somente Orlando admitiu responsabilidade sobre o desmatamento, negando qualquer relação com as armas.

As motosserras foram encaminhadas para a regional da Secretaria de Meio Ambiente em Tangará da Serra.