ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo vai incentivar Agricultura Familiar na região de Aripuanã

Data: Segunda-feira, 05/10/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

O secretario de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, Suelme Evangelista Fernandes, visitou o município de Aripuanã durante a realização do curso técnico “Pró-Café Mato Grosso – Produção, Pós Colheita e Licenciamento Ambiental Municipal”. O evento aconteceu entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Centro de Educação Continuada Dardanelos.

 

A capacitação voltada para técnicos agrícolas dos municípios de Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Juína, Rondolândia, Nova Bandeirantes, Alta Floresta e Nova Monte Verde, teve o objetivo de capacitar técnicos multiplicadores e divulgar tecnologias para a produção e pós-colheita visando o fomento, desenvolvimento da cafeicultura e o aumento da produtividade no noroeste mato-grossense, região onde há a vocação para a produção do café.

 

 

“Isso é um marco histórico para a retomada da produção de café na região, algo que vai orgulhar o estado de Mato Grosso. Aqui tem uma vocação forte que está adormecida e esse é o primeiro passo para alavancar essa produção que virá das mãos do pequeno, mas que com bons investimentos trará grandes resultados”, afirmou Suelme, ressaltando que o governo estadual tem compromisso com a Agricultura Familiar.

 

Para Ednilson Faitta, prefeito de Aripuanã e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional do Vale do Juruena, a ideia é incentivar a produção de café e de outras culturas no município. “Nós precisamos diversificar e dar mais apoio a Agricultura Familiar, e não é só o leite, temos também o café, o cacau, enfim, o secretário se comprometeu a ajudar nesse projeto para que aos poucos possamos transformar nossa região num polo de café”, disse.

 

O evento foi uma realização da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), EMPAER e Prefeitura de Aripuanã. Também estiveram presentes os seguintes prefeitos: Raimundo Masnki, de Juruena, e João Assis Raupp, de Colniza, além do vice-prefeito de Aripuanã Junior Dalpiaz, vereadores, secretários municipais e técnicos representantes da EMBRAPA, EMPAER, IBAM e AMM.