ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Número de roubos cresce 93% em Cuiabá e aterroriza população

Governo cita que aumento é reflexo da crise

Data: Segunda-feira, 05/10/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Wesley Santiago/ Viviane Petroli

 

 

Foto: GCOM-MT

Número de roubos cresce 93% em Cuiabá e aterroriza população; Governo cita que aumento é reflexo da crise
 
 
O número de roubos em Cuiabá quase dobrou em apenas dois anos. De acordo com o levantamento da Polícia Judiciária Civil (PJC), até agosto de 2013 foram registrados 2.746 casos. Em 2015, este número subiu para 5.305 no mesmo período, o que representa 93%. A população tem ficado aterrorizada com o substancial acréscimo neste tipo de ocorrência. No último final de semana, houve casos em diversos estabelecimentos, principalmente na região da Praça Popular. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) reconheceu o aumento e informou que isto é um "reflexo da crise".

 
Segundo os dados da PJC, o número de roubos teve um aumento substancial em Cuiabá. Em 2013, foram registrados 2.746 casos. Já em 2014, foram 3.850 e em 2015 a policia chegou ao número de 5.305 ocorrências desta natureza. O mês de agosto foi o que teve o maior número de roubos no ano (826 casos). No ano passado, este também foi o mês com mais ocorrências deste tipo.



 
 
No último final de semana (de 02 a 04 de outubro), diversos estabelecimentos tiveram ocorrências desta natureza em Cuiabá, principalmente em áreas nobres, como a Praça Popular. Em um dos casos, seguranças do Big Lar detiveram um homem que tentava arrombar um veículo no estacionamento do local. O suspeito já havia desativado o alarme do carro com um dispositivo para tais fins.

 
Na manhã de sábado (03), dois criminosos invadiram uma padaria, localizada na Praça Popular. Armados, eles renderam clientes e funcionários. Segundo testemunhas, a dupla levou todo o dinheiro do caixa e também pertences das vitimas. Eles fugiram em uma moto. Os clientes ficaram muito assustados com a situação.

 
Também foram registradas ocorrências em bares e locais de muito movimento. O dono do Bar do Edgare, localizado no bairro Jardim Primavera, próximo a Arena Pantanal, disse ao Olhar Direto que estes casos estão ficando constantes na capital mato-grossense: “Isto está virando cotidiano, basta ver o que ocorreu no Big Lar, Havan, Univag e Padaria Sorella. O final do ano está chegando e a tendência é que isto só aumente”, frisou Edgar de Castro.

 
O empresário contou que dois clientes foram assaltados quando saiam do local, no último sábado (03). As vítimas estavam indo embora, quando foram abordadas pelos criminosos. Por sorte, os seguranças do bar viram a movimentação e frustraram a tentativa. Os suspeitos fugiram e largaram as bolsas que tentavam levar.

 
Outro lado
 
A assessoria de imprensa da Sesp informou ao Olhar Direto que "reconhece o aumento expressivo nas ocorrências e que isto é uma problemática nacional, reflexo também da crise econômica em que o País se encontra". Também foi dito que houve um aumento do orçamento de R$ 80 milhões (previstos para 2015) para R$ 270 milhões.


Ainda foi dito que, em noves meses, foram colocados mais 3.490 policiais Civis, Militares e bombeiros e que esde o último mês de setembro, já está nos possibilitando trabalhar com mais policiais nas ruas e, consequentemente, o reflexo deve ser a redução dos roubos na Capital.


"Estamos investindo no policial com novos equipamentos, armamento e viaturas que foram entregues, devolvendo sua autoestima e dando condições para que ele possa trabalhar com eficiência. Entendendo que o crime de roubo está entre os enfrentamentos prioritários da Segurança Pública, criamos o Grupo de Trabalho de Roubo, que reúne as instituições Polícia Militar e Polícia Civil, na busca de ações estratégicas e direcionadas para a repressão desse crime, além da elucidação do crime em tempo mais célere. O planejamento do GT Roubo é baseado nas análises estatísticas e criminais para que as ações e operações aconteçam realmente onde os problemas acontecem", diz outro trecho da nota.


Por fim, a pasta informa que está realizando, desde a primeira quinzena deste mês, a Operação Impacto 3, com foco em coibir os crimes de roubo, furto e homicídios. Foi reforçado que as ações de Segurança Pública tem reflexo a médio e longo prazo para se começar a perceber resultados.